Dirigir no exterior - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Dirigir no exterior

Atualizado em 19 de julho de 2016

Se você pretende viajar para o exterior e deseja dirigir um carro por lá, é recomendado que você tenha a PID (Permissão Internacional para Dirigir).  Embora o documento não seja obrigatório, ele é aceito em mais de 130 países e pode ajudar você com a legislação local, com os agentes de trânsito, em casos de acidentes e infrações.

 

Permissão Internacional para Dirigir (PID)

 

Para quem pretende dirigir no exterior, é recomendado que faça no Brasil a permissão internacional, pois não são todos os países que aceitam a carteira de país de origem do turista.

A PID emitida segue os padrões estabelecidos na Convenção de Viena de 1968. O documento apresenta as informações do motorista em português, alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo.

Para obter a permissão o condutor deverá possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida. O prazo de validade da PID, a categoria e possíveis restrições médicas são os mesmos referentes à CNH brasileira. Motoristas que ainda não possuem a carteira de habilitação definitiva, não podem solicitar a PID.

Uma das vantagens é na hora de alugar um carro. Com o PID em mãos, você terá facilidades na checagem das informações pessoais e locação do automóvel. Outros pontos positivos são: a agilidade no atendimento em casos de acidente e a rapidez para receber o seguro.

Com a própria habilitação brasileira, o condutor poderá guiar nos 130 países que formam a Convenção Internacional de Tráfego Rodoviário de Viena, o Principio de Reciprocidade entre países e nos Estados Unidos. Neste caso, é necessário também ter o passaporte em mãos.

 

Como tirar o documento:

 

• Vá ao setor de habilitação para estrangeiro do Detran do seu estado

• Leve duas vias do requerimento emitido na página do Denatran e formalizado pelo condutor interessado

• Apresente uma cópia da Carteira Nacional de Habilitação, dentro do prazo de validade

• Pague a taxa referente à expedição da Permissão Internacional para Dirigir – PID, utilizando o código da receita 403-0, em um banco autorizado (cada Detran pode cobrar a taxa que desejar)

• O documento pode demorar de 3 a 5 dias para ser emitido

 

Em que países posso dirigir?

 

Veja a lista dos países onde é permitida a Carteira Nacional de Trânsito (CNH) e a Permissão Internacional de Trânsito (PID).

 

Convenção de Viena

África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro – Africana, República Democrática do Congo, República Checa, República Dominicana, Romênia, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.

 

Princípio de Reciprocidade

Angola, Argélia, Austrália, Canadá, Cabo Verde, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Gabão, Gana, Guatemala, Guiné-bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Indonésia, Líbia, México, Namíbia, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Dominicana, São Tomé e Príncipe e Venezuela.

 

Informações importantes

 

Além da carteira, para dirigir em outros países é importante ficara atento a algumas informações importantes. Confira algumas delas aqui:

 

Mão Francesa

É a mão que usamos aqui no Brasil, onde os condutores permanecem na direita. Ao atravessar uma rua de mão dupla, o pedestre deve olhar primeiro para a esquerda e depois para a direita. As placas de trânsito também se situam no lado direito da via e a ultrapassagem deve ser feita pela direita.

 

Mão Inglesa

É o sentido de direção adotado no Reino Unido, Irlanda, Japão, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália e outros países de colonização inglesa. O banco do motorista e o volante ficam à direita, assim as marchas são trocadas com a mão esquerda. A ultrapassagem do condutor é feita pela direita, pois o tráfego na direção oposta vem por esse lado.

 

Alemanha

O país é conhecido pela Autobahns, as estradas sem limites de velocidade. É preciso estudar as estradas antes e ficar muito atento, pois os outros motoristas também estarão em alta velocidade.

 

Espanha

Em dias de sol é proibido, por lei, dirigir sem os óculos de sol.

 

New South Wales, na Austrália

As rodovias oferecem áreas de descanso para o motorista com biscoitos, chás e cafés gratuitos oferecidos por um grupo de voluntários. Essa ação tem o intuito de diminuir os riscos no trânsito devido ao stress e ao cansaço do motorista.

 

Rússia

É proibido dirigir um carro quando ele está muito sujo, podendo gerar até multa dependendo do policial.

Não se esqueça, sempre que resolver se aventurar de carro pelas ruas e estradas estrangeiras, informe-se antes sobre as exigências locais! E boa viagem!

 

Fonte: g1.globo.com

  • Por


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório