Dicas infalíveis para superar o medo de viajar sozinho - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Dicas infalíveis para superar o medo de viajar sozinho

Atualizado em 19 de junho de 2023

Viajar é uma experiência enriquecedora, mas para algumas pessoas, existe o medo de viajar sozinho, principalmente se você está indo para o exterior pela primeira vez. No entanto, mesmo com as preocupações compreensíveis, viajar sozinho pode ser uma oportunidade incrível para crescer pessoalmente e descobrir novas perspectivas.

Quer receber um orçamento grátis? Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Dicas infalíveis para superar o medo de viajar sozinho

Se você está pensando em fazer um intercâmbio, é normal sentir-se inseguro e ter medo de viajar sozinho. É possível sentir ansiedade sobre como encontrar o caminho no aeroporto, como pedir informações no destino, como se comunicar em um novo idioma, e como lidar com outros desafios que possam surgir durante a viagem.

Mas não se preocupe, há várias medidas que você pode tomar para superar o medo de viajar sozinho. No post de hoje, vamos compartilhar algumas dicas úteis para ajudar você a se sentir mais confiante e preparado para uma jornada solo incrível.

 

medo de viajar sozinho
Imagem de Pexels por Pixabay

O que é o medo de viajar sozinho?

O medo de viajar sozinho é uma ansiedade que alguns intercambistas sentem quando consideram a possibilidade de viajar sem a companhia de outras pessoas. Essa sensação pode se manifestar de diversas formas, como a insegurança em relação à solidão, o medo de se perder ou de não conseguir se comunicar com as pessoas locais, a preocupação em lidar com imprevistos e desafios durante a viagem, entre outros.

Esse tipo de medo é comum e compreensível, especialmente para aqueles que nunca viajaram sozinhos antes. No entanto, muitas pessoas superam esse medo e descobrem que viajar sozinho pode ser uma experiência transformadora e enriquecedora, permitindo que elas descubram novos lugares, conheçam pessoas interessantes, sejam mais independentes e se desenvolvam pessoalmente.

Fale com um especialista em intercâmbio e descubra tudo sobre o programa

Confira as dicas infalíveis que a Egali separou exclusivamente para você enfrentar e superar o medo de viajar sozinho.

Aeroporto

Sim, a ansiedade de quem viaja sozinho já começa no caminho para o aeroporto! Afinal você vai começar a se fazer perguntas do tipo: como eu faço meu primeiro check-in sozinho? E se meu portão de embarque for muito longe? E se eu tiver que pegar aqueles ônibus para embarcar, como vou saber qual é o certo?

São muitas perguntas mesmo e a primeira coisa que você vai precisar fazer é respirar fundo e se acalmar. Feito isso, pense racionalmente: você tem capacidade para fazer todas essas coisas sozinho e vai dar tudo certo.

O aeroporto recebe milhares de pessoas todos os dias, você acha que todas elas sabem o que estão fazendo? Claro que não, por isso, os funcionários estão ali para te ajudar, seja para fazer seu check-in, seja para informar seu portão ou o ônibus que você deve pegar. Não tenha vergonha de perguntar e pedir ajuda.

Photo by Marco López on Unsplash

Essas são as questões básicas, mas você deve estar pensando: Mas e se o meu voo atrasar e eu perder minha conexão? E se eu não chegar a tempo de pegar o outro avião? E o que eu vou ficar fazendo durante várias horas no aeroporto esperando outro voo? Caso o seu voo atrase e você perca a conexão, a sua companhia aérea vai precisar te realocar em outro voo. Para que você não corra o risco de passar por esse transtorno, na hora de escolher as passagens da sua viagem escolha uma que tem uma conexão com mais tempo.

Confira nossos conteúdos completos sobre o aeroporto e escalas e conexões:

E sobre o que você vai ficar fazendo no aeroporto durante horas, ah, você terá muitas opções! Você pode explorar as lojinhas, ler um livro, pegar o WI-FI do aeroporto pra dar aquele alô para a família, comer, tem gente que faz até passeios dependendo do tempo de conexão, então, não se preocupe com isso.

Photo by Edgar Pereira on Unsplash

Como enfrentar a imigração

Se você está viajando sozinho pela primeira vez para o exterior, é muito normal sentir aquele friozinho na barriga na hora em que você passa pela imigração. Algumas perguntas começam a surgir como: será que o pessoal da imigração vai aceitar meus documentos? Será que eles vão me fazer perguntas difíceis? Será que eu vou entender o que estão me falando? Será que eles vão entender? Será que vai dar tudo certo?

Photo by Wendy on Flickr

Se você não estiver carregando alguma substância ilícita ou algo proibido, as chances de dar certo aumentam muito! Nos preparativos para a sua viagem, certifique-se que todos os seus documentos estão dentro do prazo de validade, imprima comprovantes de acomodação, conta bancária e escola coloque tudo em uma pasta e deixe bem a mão na sua mochila. Assim, o momento da imigração vai ser mais prático e menos tenso.

Caso dê o branco em você e você não consiga entender ou ser entendido, solicite a presença de um tradutor. Os aeroportos possuem esse tipo de preparo, mas vá por mim, não tem por que se preocupar.

Para saber tudo sobre a imigração e ficar ainda mais tranquilo, leia este post. Ele te dará várias dicas!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Como chegar até a acomodação

Chegando no seu destino, mais perguntas virão, como por exemplo: Como vou encontrar meu transfer/metrô/táxi para chegar na acomodação? Se eu pegar um táxi será que ele não vai me sequestrar?

Photo by Q.K. Wang on Unsplash

Sobre a imigração, abaixo você verá um tópico inteiro sobre o assunto, mas já adianto que você não precisa ficar apreensivo com isso. Agora, para os meios de locomoção até a acomodação: se for a sua primeira viagem e você não se sente seguro em se aventurar pelos transportes públicos do seu destino, uma dica é contratar um transfer.

Quando você contrata esse tipo de serviço, eles pedem as informações do seu voo, assim, quando você desembarcar já vai ter alguém te esperando, geralmente com uma plaquinha com o seu nome. É bem improvável que haja um desencontro, mas caso isso aconteça, tente entrar em contato com o transfer pegando o WI-FI do aeroporto ou indo ao guichê de informações.

Photo by Ilona Celeste on Unsplash

Se você por algum motivo não quer contratar um transfer e quer chegar à sua acomodação de táxi, o ideal é que você peça esse tipo de serviço de dentro do aeroporto, naqueles guichês que ficam na saída. O risco de pegar um profissional que não é qualificado é menor e assim você não vai correr riscos.

Mas, se você já quer chegar ao destino se aventurando e ir até a acomodação de transporte público, não se esqueça de baixar os apps de mapas que funcionam off-line e de pesquisar qual linha de ônibus/metrô/trem vai te levar até onde você quer chegar.

Seguindo essas dicas, você pode ficar tranquilo!

Comunicação no exterior

Esse é um dos primeiros medos que surgem nos viajantes novatos. É uma junção de tudo: timidez, ansiedade, medo de falar um novo idioma errado e medo do que as pessoas vão pensar.

O primeiro pensamento que você deve ter é o de que todo mundo erra e é errando que se aprende. Por exemplo, quando um gringo vem para o Brasil e tenta falar português, todo mundo acha super legal, e porque as pessoas de outros países teriam algum tipo de pensamento ruim sobre você por não dominar completamente o idioma deles?

Photo by Melanie Wasser on Unsplash

Além disso, caso alguém seja mal-educado com você, as chances de rever essa pessoa na viagem provavelmente serão mínimas (principalmente se for alguém que você pede uma informação na rua, por exemplo), e sempre existem outras pessoas legais e dispostas a te ajudar. Não tenha medo de treinar um novo idioma, a prática leva a perfeição!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Receio de não fazer amigos

Vou tentar adivinhar o seu pensamento: “se eu já tenho dificuldades de fazer amigos no Brasil, imagina fazer amigos no exterior!”. Sim, sabemos que fazer amizade não é algo muito fácil para algumas pessoas, principalmente se você for tímido.

Photo by Alex Iby on Unsplash

Porém, uma coisa fantástica na comunidade de viajantes é que todo mundo está disposto a ajudar todo mundo. Você vai ver que as amizades entre intercambistas e viajantes surgem muito naturalmente. Por exemplo, um dia você estará no hall do hostel que você está hospedado e alguém vai puxar um assunto com você, ou você estará fazendo um passeio guiado e um assunto surgirá no grupo fazendo todos se aproximarem…

Photo by Joel Muniz on Unsplash

E se brasileiros souberem que você é brasileiro: a festa estará feita! Os assuntos como saudades da comida de casa, vontade de tomar guaraná e onde fica o restaurante brasileiro mais próximo, com certeza, serão pautas para conversas.

Quando você menos esperar, seu grupo estará formado. Você só precisa estar aberto para que essas amizades sejam feitas, e isso é fácil! Afinal, o que você tem a perder?

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Cultura diferente

A parte mais legal de viajar é conhecer de perto novas culturas e costumes. É normal ficar apreensivo com isso, principalmente quando você não conhece muito bem os hábitos culturais do seu destino.

Tem gente que gosta de chegar no destino de paraquedas, pronto para ser surpreendido pelo lugar. Se você não faz parte desse time e não gosta de surpresas, uma coisa que você pode fazer é pesquisar sobre o lugar para o qual você vai viajar.

Photo by Vitaliy Lyubezhanin on Unsplash

Leia bastante, procure dicas, converse com pessoas que já foram para o mesmo destino… Assim, você estará bem preparado e não terá medo do contraste cultural ser tão grande. Vá com a mente aberta, pronto para absorver todas as coisas positivas que o lugar tem a oferecer.

No final da viagem, você verá o quanto cresceu com as coisas que viu e aprendeu.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Dinheiro

Essa questão é realmente bem delicada. Mas, assim como a questão de se comunicar, aqui também você aprenderá com seus erros.

Pense: o que no Brasil faz as suas economias acabarem mais cedo do que você esperava? Tente achar os pontos que você tem mais problemas, talvez você compre roupas demais, talvez você gaste muito dinheiro em comida, talvez você não tenha um planejamento financeiro…

Photo by Jernej Furman on Flickr

E era nisso que eu queria chegar, planejamento financeiro. Para viajar, a melhor dica é você colocar todos os gastos fixos que serão feitos na viagem no papel (ou numa planilha no Excel, ou num documento no Word, onde você preferir). Veja o quanto você vai gastar com acomodação, deslocamento, comida e guarde uma grana para isso.

Para gastos extras, o ideal é você estipular quanto quer gastar com compras, suvenires e passeios. E sempre é bom deixar alguma quantia a mais para alguma emergência. Se planejando, as chances de ficar sem dinheiro se tornam mínimas.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Saudades de casa e dos amigos

Sim, não há lugar melhor que o nosso lar. Chegar em casa, ir para o seu quarto, deitar na sua cama, guardar as roupas no seu armário… Isso tudo tem o seu valor e é normal sentir falta disso.

Sem contar as pessoas especiais que tornam a sua vida mais feliz e que não estão viajando com você, de vez em quando bate aquela saudade! O bom é que hoje existem muitos aplicativos que te possibilitam se comunicar com quem você sente falta e assim a saudade fica menor.

Photo by Nathan Anderson on Unsplash

Talvez esse medo seja o que menos tenha solução, pois você muito provavelmente vai sentir saudades de casa. No entanto, uma ótima técnica é pensar que isso é temporário e que logo, logo você estará de volta. Além disso, os amigos que você fez na viagem não deixam de ser uma rede de apoio para quando a saudade aperta. Aproveite a presença deles e pense no quanto essa viagem está fazendo bem para você.

Mas, se mesmo fazendo isso as saudades forem imensas e você quiser muito voltar para casa, mude a data do seu voo. Faça coisas que façam bem para você ❤.

Como enfrentar o medo de viajar sozinho ficou mais tranquilo?

Com todas essas dicas, você já deve ter visto que viajar sozinho não é tão assustador assim, não é? Pense no quanto essa experiência vai ser incrível para você e no quanto você vai aprender e amadurecer com isso.

Além disso, se você precisar de ajuda no destino, a Egali possui uma equipe de suporte ao aluno que tira todas as suas dúvidas antes do embarque. Nós também temos as nossas bases no exterior que contam com uma equipe brasileira disposta a auxiliar viajantes e intercambistas. Pronto para viajar?

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Seu medo de viajar sozinho ainda é uma questão?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços e que ainda despertam seu medo de viajar sozinho. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Você  também pode se interessar…

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório