Imigração nos Estados Unidos saiba tudo sobre o processo - Egali Intercâmbio
Documentações e visto
Estados Unidos

Imigração nos Estados Unidos saiba tudo sobre o processo

Atualizado em 17 de maio de 2024

O fato de falar sobre a imigração nos Estados Unidos sempre dá aquele “friozinho na barriga”. É normal, afinal esse é o momento em que você será liberado ou não para entrar no país. Por conta do nervosismo, muitas pessoas acabam cometendo erros que prejudicam na avaliação que o oficial está fazendo de você.

A confiança na hora de responder o que está sendo solicitado é um dos fatores que ajudam a transmitir credibilidade naquilo que você está falando. É importante que você se prepare antes e por isso escrevemos esse post para contar a você como funciona o processo de imigração nos Estados Unidos.

Estas informações são baseadas em experiências de nossos consultores especializados e alunos. Não são regras informadas pelo consulado e, portanto, não são oficiais, porém contam com a experiência de quem está há mais de 15 anos no mercado de intercâmbio. Assim, você verá que a imigração nos Estados Unidos é algo mais normal do que você acha e não há motivos para nervosismo!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Como é a imigração nos Estados Unidos?

A imigração nos Estados Unidos é um tema que tem sido debatido ao longo dos últimos anos. Com a maior economia do mundo em 2022 e uma das sociedades mais diversas, os Estados Unidos são um destino incrível para quem quer conhecer e desbravar uma riqueza exuberante.

No entanto, o processo de imigração pode ser complicado e demorado se você não tomar as devidas ações no tempo certo, e requer uma série de etapas a serem cumpridas antes de se estabelecer legalmente no país para o seu intercâmbio.

Confira uma série de dicas que preparamos para que você saia desse post sabendo tudo sobre a imigração nos Estados Unidos:

1. A imigração é soberana SEMPRE!

O oficial de imigração americana que faz a entrevista é totalmente o soberano da decisão de permitir ou não a entrada de um estrangeiro.

Mesmo que o intercambista já tenha um pré visto, o oficial tem autonomia para inadmitir a pessoa. Por este motivo, você deve responder todas as perguntas sempre, abrir as malas quando solicitado e aguardar se for o caso (com calma e sem reclamar).

imigração nos estados unidos
Foto de Joshua Sukoff na Unsplash

2. Não caia em contradição

O governo quer receber estrangeiros para visita ou para estudos, desde que os interesses sejam genuínos. O que eles mais querem é evitar pessoas que fiquem no país sem condições financeiras ou para propósito diferente daquele que lhe está sendo permitido.

A única forma de um oficial avaliar se a pessoa está com intenções verdadeiras é ver se o discurso dela é verdadeiro. Desta forma é importante sempre falar a verdade. Caso o visitante opte por não falar a verdade sobre algum tema, é importante que saiba que caso caia em alguma contradição, o risco de ter a permissão negada é grande.

Alguns exemplos de contradição:

  • Informar para a imigração que está indo estudar, mas não saber o nome da escola ou horário das aulas;
  • Dizer que está indo ficar dois meses, mas ter pílulas anticoncepcionais ou outros remédios “só por garantia” para 12 meses;
  • Dizer que vai a turismo, mas não saber nada da cidade ou conhecer apenas pontos famosos.

Patrocinador da viagem

No momento de informar como será seu sustento durante o período de estadia no Estados Unidos. Pode ser perguntados a renda mensal do patrocinador e o tipo de trabalho que realiza. Quanto mais renda tiver este patrocinador, melhor.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

3. Conheça o Estados Unidos

Quanto mais se conhece o país, menor é a chance de ter a entrada negada na imigração. Uma pessoa que sabe pontos que quer conhecer, a cultura do país, como se locomover, etc., mostra que pesquisou muito antes de viajar e tem interesse em diversos aspectos da realidade do país e não somente em imigrar por um emprego, por exemplo.

Preparamos conteúdos exclusivos que irão auxiliar você a conhecer os Estados Unidos:

Certamente, esses conteúdos auxiliarão você a se preparar com melhor planejamento para o seu intercâmbio nos Estados Unidos. Caso fique com alguma dúvida, não deixei de entrar em contato com nossos especialistas em intercâmbio!

Fale com um de nossos especialistas!

4. Tenha dinheiro em mãos

A única forma “real” do oficial de imigração verificar se a pessoa tem recursos financeiros é vendo o dinheiro. Isto porque informações sobre o patrocinador ou documentos trazidos do país podem ser falsos.

O dinheiro é a única coisa que não tem como falsificar. Em muitas ocasiões não é solicitado que o requerente mostre o dinheiro, mas é importante ter. Sempre aconselhamos embarcar comprovando o valor referente à USD 1000 por mês de permanência no Estados Unidos.

imigração nos estados unidos
Foto de 金 运 na Unsplash

5. Visitas anteriores/Visto negado

Vistos negados anteriormente não são vistos com bons olhos por oficiais de imigração. Assim como visitas anteriores ou vistos válidos são um ponto positivo. Desta forma, caso tenha passaportes antigos com carimbos, leve junto ao seu novo passaporte.

imigração nos estados unidos
Foto de ConvertKit na Unsplash

6. Documentos para ter em mãos ao passar pela imigração nos Estados Unidos

Ao entrar nos Estados Unidos como intercambista, é importante ter em mãos os documentos necessários para passar pela imigração. Os documentos obrigatórios incluem:

  • Passaporte;
  • Visto turista: Carta da escola;
  • Visto de estudante: I-20;
  • Carta de acomodação;
  • E-ticket;
  • Seguro Saúde;
  • Dinheiro (Extrato VTM e em espécie);
  • Autorização de menor e RG, se for menor de idade.

Além disso, o oficial pode solicitar alguns documentos adicionais, como comprovante de emprego ou patrocínio, histórico escolar, comprovante de saúde e certidão de antecedentes criminais. É importante verificar com seu consultor(a) quais documentos são necessários para a sua situação específica e garantir que você esteja preparado antes de chegar ao aeroporto ou imigração nos Estados Unidos.

Ainda não tem um intercâmbio para os Estados Unidos planejado?

Fale com um de nossos especialistas!

7. Perguntas mais frequentes feitas pela imigração

Ao passar pela imigração nos Estados Unidos, os os intercambistas serão questionados sobre o motivo da viagem e outras questões importantes. Deixamos aqui as perguntas mais frequentes durante a imigração:

  • Por que você escolheu o país?
  • O que vai fazer no país?
  • Onde vai se hospedar no país?
  • O que você faz no Brasil?
  • O que vai fazer quando voltar ao Brasil?
  • O que o pai/mãe (quem sustenta/quem mora junto no Brasil) faz?
  • Conhece alguém no país de destino?

É importante responder às perguntas de forma clara e honesta, e manter a calma durante o processo. Se houver dúvidas sobre as perguntas ou o processo, você poderá pedir esclarecimentos ao oficial de imigração.

imigração nos estados unidos
Foto de CHUTTERSNAP na Unsplash

Pronto para enfrentar a imigração nos Estados Unidos?

Se você chegou até o fim desse post e já sabe como enfrentar a imigração nos Estados Unidos, porém ainda tem dúvidas sobre qualquer processo do intercâmbio não deixe de conversar com um de nossos especialistas e começar a planejar seu programa dos sonhos na terra do tio Sam!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Veja também…

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório