custo de vida em Dublin | Descubra a média de gastos para viver na cidade
Tudo sobre intercâmbio
Irlanda

Custo de vida em Dublin – Descubra a média de gastos para morar na cidade

Atualizado em 04 de novembro de 2019

Antes de embarcar para o intercâmbio é importante já saber algumas informações básicas sobre o destino. Uma delas é o gasto médio para viver no país escolhido. Pensando nisso, nós fizemos esse post com a estimativa do custo de vida em Dublin, calculando gastos essenciais que você vai ter enquanto estiver morando por lá.

Ter um planejamento financeiro para o intercâmbio é de extrema importância, seja qual for o destino escolhido! Confira a seguir.

 

Custo de vida em Dublin

 

1. Aluguel

Dependendo da região em você vai morar o aluguel pode ser mais caro ou mais barato. Por exemplo, os aluguéis são mais caros na região central e na parte sul de Dublin e mais baratos na parte norte. Porém, você também deve pensar se vale a pena pagar mais barato e ter mais gastos com o transporte público ou morar na região central e quase não ter gastos com transporte.

É importante saber que existe a possibilidade de, quando comprar o pacote do seu intercâmbio com a agência no Brasil, você já conversar com o seu consultor sobre a possibilidade de incluir no pacote ao menos as semanas iniciais de acomodação, porque assim você tem um lugar para chamar de lar no início do intercâmbio, quando ainda não conhece bem a cidade. Durante essas semanas iniciais com acomodação garantida na Irlanda você poderá ir procurando lugares para morar pelo tempo restante do intercâmbio e terá tempo de até mesmo conhecer pessoas para dividir o aluguel, se achar mais conveniente.

Outro ponto que vai afetar o preço de seu aluguel é quantas pessoas irão morar com você. Em média os estudantes brasileiros que moram em Dublin e dividem sua moradia gastam 550 euros por mês.

custo-de-vida-em-dublin-aluguel

 

2. Alimentação

É importante que você venha preparado para cozinhar na Irlanda, pois comer fora todos os dias pode se tornar caro para quem vai ficar por um tempo mais longo no destino. Além disso, indo aos supermercados, você vai descobrir qual deles tem as coisas mais baratas.

Alguns possuem uma sessão chamada “reduce to clear” que possui os preços mais baixos para a “limpa de prateleiras”, tipo uma queima de estoque. Além disso, no Tesco, por exemplo, tem uma linha de produtos chamada “everyday value” que tem os preços super em conta.

Você gastará em média 150 euros por mês com alimentação. Mas não se esqueça de garimpar bastante nos mercados. 😉

 

3. Transporte

Seus gastos com transporte vão depender do lugar onde você for morar. Se você pretende morar na região central, você poderá fazer as coisas a pé ou de bicicleta, usando o Dublin Bikes (que são aquelas bicicletas para alugar) por 25 euros anuais, o que dá o total de 2 euros por mês.

Se você for ficar por bastante tempo, vale a pena comprar uma bicicleta usada. Daí, antes de ir embora você pode colocá-la a vendo de novo e recuperar um pouco da grana investida na bike.

Caso você vá morar longe do centro, você terá que usar o transporte público. Você terá as opções de usar o Dublin Bus, o Luas (o trem de superfície) e o Dart (trem convencional). Fazendo o uso desses transportes, você gastará, no máximo, 110 euros por mês.

É importante ressaltar que quanto mais longe você morar, mais você vai pagar. A média que você pagará numa passagem será 2,50 euros, totalizando 5 de ida e volta. E para isso, você deve fazer o Leap Card, que é valido para todos os transportes.

 

custo-de-vida-em-dublin-transporte

 

4. Internet

Dependendo de quantas pessoas irão morar com você, o dinheiro gasto com a internet também pode variar. Pacotes de internet wifi de 100 MB até uns 200 MB saem entre 25 a 45 euros.

Então, se você dividir a casa com 4 ou 5 pessoas o gasto desembolsado será de até uns 10 euros por mês, por pessoa.

custo-de-vida-em-dublin-wifi

 

5. Celular

Na Irlanda, é muito comum que você consiga um plano que vai te dar dados ilimitados. Alguns desses planos de internet ilimitada custam de 15 a 30 euros por mês.

Então, você poderá usar o Whatsapp e o Skype para falar com a sua família, ver vídeos, ouvir músicas… Tudo isso pelo seu celular! Ou seja, se você não quiser, nem precisa ter internet em casa.

 

custo-de-vida-dublin-celular

6. Contas da casa

As contas mais comuns são a de luz, a de gás e a taxa de lixo. A conta de gás vai depender se onde você for morar possuir aquecimento a gás. E a taxa de lixo, geralmente, só é cobrada em casas, e é cobrada a cada 3 meses e por peso.

Em média, os gastos da casa, dividindo entre 4 pessoas, vão dar 20 euros por mês para cada um. O maior gasto, com certeza, é com o aquecimento. Uma dica é planejar com os outros moradores os horários de ligar os aquecedores e de lavar a roupa, por exemplo. Assim, todos economizam.

custo-de-vida-dublin-contas

 

7. Extras

E depois de todas essas responsabilidades da vida adulta, nada melhor do que sair para se divertir na noite irlandesa! Veja algumas dicas no nosso post sobre a Vida noturna de Dublin.

Se você quiser tomar um pint nos pubs irlandeses, você gastará, em média, de 5 a 5,50 euros. Uma boa estratégia para economizar é comprar suas bebidas no supermercado.

Ah, lembrando que coisas de graça para fazer pela cidade são o que não faltam!

 

 

Então, fazendo a média de tudo, você gastará aproximadamente 900 euros por mês em Dublin. Se você pensa em passar no mínimo 25 semanas em Dublin, nós aconselhamos que você vá com a ideia de trabalhar por lá. Até porque isso dará uma folga no seu orçamento e você terá uma reserva de grana para alguma emergência ou para alguma viagem, por exemplo.

E caso você esteja se perguntando em quanto tempo você conseguirá um trabalho por lá, nós temos a resposta! Pesquisas apontam que 66% dos intercambistas conseguem um trabalho nos 4 primeiros meses e 29% conseguem entre 4 e 8 meses.

Mas e quanto você vai receber? O salário por hora, na Irlanda, é de 9,80 euros. Ah, e lembrando que no primeiro mês, você terá que pagar 300 euros do seu GNIB (visto irlandês) e pagar um depósito extra além do aluguel, quando você encontrar um lugar para morar.

Com todas essas dicas, agora fica bem mais fácil de se planejar financeiramente para o seu intercâmbio na Irlanda, né?!

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog

select* como_contatar class:form-control first_as_label "Como gostaria de ser atendido ?"

Atendimento via WhatsApp
Atendimento via WhatsApp