custo de vida em Dublin | Descubra a média de gastos para viver na cidade
Tudo sobre intercâmbio
Irlanda

Custo de vida em Dublin – Descubra a média de gastos para morar na cidade

Atualizado em 06 de janeiro de 2024

Antes de embarcar para o intercâmbio é importante já saber algumas informações básicas sobre o destino. Uma delas é o gasto médio para viver no país escolhido. Pensando nisso, nós fizemos esse post com a estimativa do custo de vida em Dublin, calculando gastos essenciais que você vai ter enquanto estiver morando por lá.

Ter um planejamento financeiro para o intercâmbio é de extrema importância, seja qual for o destino escolhido! 

As médias estarão por semana!

Como é o custo de vida em Dublin?

Sabemos cada pessoa tem o seu estilo de vida diferente da outra, uns querem gastar menos em questões como acomodação e equilibrar fazendo mais passeios.

Outros gostam mais de investir na parte de acomodação para se sentir mais confortável em casa, estudando ou descansando. Por isso, separamos os assuntos mais importantes quando falamos de custo de vida em Dublin em tópicos. Vamos conferir:

1. Aluguel

Dependendo da região em você vai morar o aluguel pode ser mais caro ou mais barato. Por exemplo, os aluguéis são mais caros na região central e na parte sul de Dublin e mais baratos na parte norte. 

É importante saber que existe a possibilidade de, quando comprar o pacote do seu intercâmbio com a Egali no Brasil, você já conversar com o seu consultor sobre a possibilidade de incluir no pacote ao menos as semanas iniciais de acomodação, porque assim você tem um lugar para chamar de lar nas duas primeiras semanas do intercâmbio, quando ainda não conhece bem a cidade. 

Durante essas semanas iniciais com acomodação garantida na Irlanda você poderá ir procurando lugares para morar pelo tempo restante do intercâmbio, caso esteja fazendo um programa de curso e trabalho na Irlanda, e terá tempo de até mesmo conhecer pessoas para dividir o aluguel e indicar você para vagas. É muito importante visitar as acomodações antes de alugar – nunca alugue sem antes ir até o local. 

Outro ponto que vai afetar o preço de seu aluguel é quantas pessoas irão morar com você. É muito comum em Dublin que as pessoas dividam quarto com outros intercambistas. Em média, os estudantes brasileiros que moram em Dublin e dividem sua moradia gastam entre 150 a 200 euros por semana.

Photo by Diogo Palhais on Unsplash

2. Alimentação

É importante que você vá preparado para cozinhar na Irlanda, pois comer fora todos os dias pode se tornar caro para quem vai ficar por um tempo mais longo no destino. Além disso, indo aos supermercados, você vai descobrir qual deles tem as coisas mais baratas.

Alguns possuem uma sessão chamada “reduce to clear” que possui os preços mais baixos para a “limpa de prateleiras”, tipo uma queima de estoque. Um mercado que é comum isso acontecer no final do dia e é também um queridinho dos intercambistas pelo preço baixo é o Lidl.

Além disso, no Tesco, por exemplo, tem uma linha de produtos própria com preços super em conta. Nesse mercado também tem o “meal deal“, que é uma opção de almoço (sanduíche, massa ou wrap recheado) que acompanha uma  bebida (refrigerante, suco, água ou iogurte) e um complemento (que pode ser Pringles, Doritos ou uma porção de frutas). O meal deal custa menos de 5 euros e é uma opção perfeita para um dia que você precisar almoçar fora de casa.

Você gastará em média 75 euros por semana com alimentação. 

Photo by Denise Jans on Unsplash

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

3. Transporte

Seus gastos com transporte vão depender do lugar onde você for morar. Se você pretende morar na região central, você poderá fazer as coisas a pé ou de bicicleta, usando o Dublin Bikes (que são aquelas bicicletas para alugar) por 25 euros anuais, o que dá o total de 2 euros por mês.

Se você for ficar por bastante tempo, vale a pena comprar uma bicicleta usada. Daí, antes de ir embora você pode colocá-la a venda de novo e recuperar um pouco da grana investida na bike. Muitos intercambistas usam scooter elétrica para se locomover por lá. É possível encontrar uma nova a venda por uma média de 300 euros. Como as ruas são planas, sem elevação, é ótimo para andar de bike, scooter ou até mesmo caminhando.

Caso você vá morar longe do centro, você terá que usar o transporte público. Você terá as opções de usar o Dublin Bus, o Luas (que é um trem de superfície) e o Dart (trem convencional). Fazendo o uso desses transportes, você precisará fazer um Leap Card, que é um cartão de transporte público válido para as três opções. Você recarrega o seu cartão online, através de um aplicativo. 

Com o Leap Card, a passagem normal custa 2,50 euros, totalizando 5 de ida e volta. Porém, ao fazer um intercâmbio de curso e trabalho, você poderá solicitar o Leap Card de estudante. Com isso, o trecho custa 1 euro

Após pagar a primeira passagem, você terá 90 minutos para utilizar qualquer um dos três transportes sem pagar novamente. Ou seja, caso você precise pegar um ônibus e Luas, o segundo transporte sairá de graça. 

Photo by Louis Hansel @shotsoflouis on Unsplash

4. Internet

Dependendo de quantas pessoas irão morar com você, o dinheiro gasto com a internet também pode variar. Pacotes de internet wifi de 100 MB até uns 200 MB saem entre em média 30 euros.

Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash

5. Celular

Na Irlanda, é muito comum que você consiga um plano que vai te dar dados ilimitados. Alguns desses planos de internet ilimitada custam de 15 a 30 euros por mês, falando em custo por minuto, fica cerca de 0,24 euros/minuto. 

Então, você poderá usar o Whatsapp para falar com a sua família, ver vídeos, ouvir músicas… Tudo isso pelo seu celular! Ou seja, se você não quiser, nem precisa ter internet em casa.

Photo by Rodion Kutsaev on Unsplash

6. Contas da casa

O custo de vida em Dublin não se resume a gastos com alimentação e transporte. As contas mais comuns são a de luz, a de gás e a taxa de lixo. A conta de gás vai depender se onde você for morar possuir aquecimento a gás. E a taxa de lixo, geralmente, só é cobrada em casas, e é cobrada a cada 2 meses e por peso.

Em média, os gastos da casa, dividindo entre 2 pessoas, vão dar 300 euros a cada dois meses, ou seja, cerca de 40 euros por semana. O maior gasto, com certeza, é com o aquecimento. Uma dica é planejar com os outros moradores os horários de ligar os aquecedores e de lavar a roupa, por exemplo. Assim, todos economizam.

Photo by Markus Spiske on Unsplash

7. Extras

E depois de todas essas responsabilidades da vida adulta, nada melhor do que sair para se divertir na noite irlandesa! Veja algumas dicas no nosso post sobre a Vida noturna de Dublin.

Se você quiser tomar um pint nos pubs irlandeses, você gastará, em média, de 6 a 7,50 euros. Uma boa estratégia para economizar é comprar suas bebidas no supermercado, que saem cerca de 3 euros cada.

Ah, lembrando que coisas de graça para fazer pela cidade são o que não faltam!

Photo by Ana Ribeiro on Unsplash

 

Se você pensa em passar no mínimo 25 semanas em Dublin, nós aconselhamos que você vá com a ideia de trabalhar por lá. Isso dará uma folga no seu orçamento e você terá uma reserva de grana para alguma emergência ou para alguma viagem, por exemplo.

E caso você esteja se perguntando em quanto tempo você conseguirá um trabalho por lá, nós temos a resposta! Pesquisas apontam que 66% dos intercambistas conseguem um trabalho nos 4 primeiros meses e 29% conseguem entre 4 e 8 meses.

Mas e quanto você vai receber? O salário mínimo por hora, na Irlanda, é de 12,70 euros, sendo que vai aumentar a partir de janeiro de 2024. Dependendo do seu nível de inglês, é possível já no início do intercâmbio conseguir um emprego com salário inicial maior do que o mínimo. Com o tempo, a tendência é que você ganhe mais – assim como acontece no Brasil, de acordo com sua evolução. 

 

custo de vida em dublin
Foto de Marten Bjork na Unsplash

Com todas essas dicas sobre o custo de vida em Dublin, agora fica bem mais fácil de se planejar financeiramente para o seu intercâmbio na Irlanda, não é mesmo?!

Agora falta você conversar com um de nossos especialistas e começar agora mesmo a planejar seu intercâmbio em Dublin, tirando todas suas dúvidas e curtindo esse sonho tão incrível!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório