Curiosidades sobre a Irlanda que você não pode deixar de saber
Curiosidades
Irlanda

Curiosidades sobre a Irlanda que você não pode deixar de saber

Atualizado em 28 de outubro de 2019

A Irlanda é um dos destinos mais procurados pelos intercambistas. E grande parte dessa procura é por conta da permissão de trabalho que o país concede para quem vai estudar por lá.

Mas não é só de estudo e trabalho que a Irlanda é feita. A seguir, vamos mostrar algumas curiosidades sobre esse país incrível!

 

1. Casas com portas coloridas

curiosidades sobre a Irlanda - portas coloridas

Em quase todas as casas da Irlanda possuem portas coloridas e existem duas explicações possíveis para isso.

A primeira é que a Rainha Victoria, após a morte de Príncipe Albert, decretou que todas as portas tivessem uma bandeira preta como sinal de luto. No dia seguinte, um irlandês pintou a porta de sua casa com uma cor alegre e foi copiado por outros irlandeses. (afrontoso esse irlandês, hein?!)

E a segunda (que eu, particularmente, gosto mais), é porque os homens irlandeses voltavam muito bêbados para casa e com as portas coloridas, ficava mais fácil identificar qual casa era a sua. (imagina a ressaca!)

 

2. Os irlandeses sãos muito caridosos

curiosidades sobre a Irlanda - caridade

Eles são tão caridosos, que a Irlanda é considerada o país mais altruísta da Europa. Pelo menos 70% da população irlandesa contribui para a caridade, 37% contribuem com tempo para trabalhos voluntários e 64% contribuem com ajuda à estranhos.

Que exemplo!

 

3. O sol quase não dá as caras no país

curiosidades sobre a Irlanda - sol

É, infelizmente, a Irlanda não é um país muito ensolarado. Tanto que a maior temperatura já registrada por lá foi de 33°C, o que comparado com o Brasil é uma temperatura bem normal para o verão, né?!

Essa ausência do astro rei também influencia nas máquinas de lavar, que também são secadoras. Ainda bem!

 

4. Não existem cobras na Irlanda

via GIPHY

Sim, essa é uma característica incrível que a Irlanda possui! E diz a lenda que quem expulsou as cobras da Irlanda foi St. Patrick’s.

No entanto, a ausência desses animais é explicar pelo clima irlandês não ser favorável para que eles vivam e se reproduzam no país.

 

5. Horário delimitado para comprar bebidas alcoólica

curiosidades sobre a Irlanda - bebidas alcoólicas

Os irlandeses podem beber bastante, mas o consumo de álcool é consciente! Antes das 10h da manhã e depois das 22h, você não consegue comprar bebidas alcoólicas no supermercado ou em lojas de conveniências.

Os únicos lugares onde você vai encontrar bebida alcoólica após as 22h são nos bares e pubs. E não pense que a bebedeira dura a noite toda, 3h da madrugada é o horário em que esses estabelecimentos fecham.

 

6. Irish Breakfast

curiosidades sobre a Irlanda - Irish Breakfast

O café da manhã irlandês é um verdadeiro banquete! Muito parecido com o café da manhã inglês, a refeição inclui ovos fritos ou mexidos, torrada, tomate, bacon, feijão (que é preparado de um jeito diferente, com molho de tomate e sabor adocicado), linguiça e, em alguns lugares, também são servidas tortinha de batata e cogumelos.

Não preciso nem dizer que você vai ficar cheio até a hora do almoço! Por isso, os irlandeses comem só um lanchinho nesse horário e jantam “comida de verdade” no final da tarde.

 

7. Interruptor da luz fora do banheiro

curiosidades sobre a Irlanda - banheiro

Lembra que falamos que o sol não aparece muito na Irlanda? Isso quer dizer que tudo por lá é bem úmido, então imagine só como ficar o banheiro por lá…

E pensando na segurança da população, os banheiros não possuem interruptor e nem tomadas, pois com a grande umidade pode ser perigoso. Não preciso nem dizer que chuveiro elétrico está fora de cogitação, não é mesmo?

 

8. Duas línguas oficiais

curiosidades sobre a Irlanda - duas línguas oficiais

A principal língua falada na Irlanda é o inglês (e com um sotaque puxadíssimo, mais forte que o inglês britânico), mas o Gaélico (irlandês) também é considerado língua oficial do país. No entanto, não são todos os irlandeses que falam gaélico.

É mais comum ver o pessoal das cidades do interior falando as duas línguas. Mesmo assim, todas as placas do país estão escritas nas duas línguas.

 

9. Muitas galinhas

via GIPHY

Há boatos de que existem aproximadamente 13 milhões de galinhas na Irlanda. Isso equivale a mais ou menos três galinhas para cada habitante do país!

 

10. Palavras Chave

via GIPHY

Duas palavras que serão essenciais na Irlanda: sorry e cheers.

Sorry é usado para quase tudo e Cheers é usada para agradecer.

 

11. A Segurança

curiosidades sobre a Irlanda - garda

Nem a população, nem a polícia usam armas. A Garda Siochána (nome oficial da polícia irlandesa) é respeitada e a criminalidade do país é baixa. Dublin, por exemplo, é considerada uma cidade pacífica, principalmente quando comparada a grandes centros urbanos pelo mundo.

 

12. Eleições de 7 em 7 anos

curiosidades sobre a Irlanda - eleições

A Irlanda é uma república, ou seja, é governada por um presidente que é escolhido por meio de eleições. O mandato presidencial acontece a cada 7 anos e o presidente pode ser reeleito uma vez.

 

13. Folclore cheio de magia

curiosidades sobre a Irlanda - folclore

Com influências celtas e nórdicas vindas dos vikings, a cultura irlandesa tem um folclore cheio de seres mitológicos. Fadas, duendes e magos fazem parte dela.

Não é à toa que o Leprechaun está sempre relacionado aos assuntos sobre a Irlanda, principalmente no St. Patrick’s Day. Quando muitas pessoas saem vestidas de duendas nas ruas das cidades irlandesas.

 

14. Esportes preferidos

curiosidades sobre a Irlanda - esportes

Os irlandeses amam futebol, gol e rugby.

Mas uma curiosidade sobre o futebol irlandês: em 1882, no primeiro jogo de futebol entre Irlanda e Inglaterra, os ingleses ganharam de 13×0 dos irlandeses! É claro, que depois disso, eles melhoraram bastante, tanto que já participaram de 3 Copas do Mundo.

 

15. Batata

curiosidades sobre a Irlanda - batata

Um dos alimentos preferidos pelos irlandeses é batata. Mas também, como não amar esse alimento maravilhoso?

Os irlandeses estão corretíssimos!

 

16. A paixão irlandesa

curiosidades sobre a Irlanda - guinness

A Irlanda está entre os países que mais consomem cerveja no mundo! A paixão pela bebida é muito antiga, a Guinness, a cerveja irlandesa mais conhecida, surgiu em 1759 e desde então se tornou símbolo do país.

Se você for à Irlanda e quiser pedir uma Guinness, basta falar: Pint of Gat.

 

17. Sexta-feira Santa não alcoólica

via GIPHY

O único dia em que é proibido vender bebida alcoólica no país é sexta-feira santa. Lembrando que a Irlanda é um país católico, então, faz sentido o não consumo de álcool nessa data.

 

Ficou ainda com mais vontade de fazer o seu intercâmbio na Irlanda depois desse post? Então, entre em contato com os nossos consultores pelo formulário abaixo ou por aqui.

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)

select* como_contatar class:form-control first_as_label "Como gostaria de ser atendido ?"

Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório