Curiosidades sobre a Irlanda que você não pode deixar de saber
Curiosidades
Irlanda

Curiosidades sobre a Irlanda que você não pode deixar de saber

Atualizado em 17 de janeiro de 2023

Você já leu por aqui as Curiosidades sobre Londres, e curiosidades sobre o Reino Unido. Agora, vamos conferir as melhores curiosidades sobre a Irlanda que você não pode deixar de saber! Além de muita história, a Irlanda é cheia de mistérios, lendas e tópicos inusitados que vamos conferir agora!

A Irlanda é um dos destinos mais procurados pelos intercambistas. E grande parte dessa procura é por conta da permissão de trabalho que o país concede para quem vai estudar por lá.

Mas não é só de estudo e trabalho que a Irlanda é feita. Quando você for fazer um intercâmbio por lá vai querer saber o porquê de muitas coisas e, por isso, vamos mostrar as curiosidades sobre a Irlanda que você certamente vai curtir conhecer!

1. Casas com portas coloridas

Photo by Robert Anasch on Unsplash

Quase todas as casas da Irlanda possuem portas coloridas e existem algumas teorias que explicam esse costume. A que mais gostamos é a que conta que os homens irlandeses voltavam muito bêbados para casa e com as portas coloridas, ficava mais fácil identificar qual casa era a sua! 

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

2. Os irlandeses sãos muito caridosos

curiosidades sobre a irlanda
Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash

Eles são tão caridosos, que a Irlanda é considerada o país mais altruísta da Europa. Pelo menos 70% da população irlandesa contribui para a caridade, 37% contribuem com tempo para trabalhos voluntários e 64% contribuem com ajuda à estranhos. Que exemplo!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

3. O sol quase não dá as caras no país

Photo by Gregory DALLEAU on Unsplash

É, infelizmente, a Irlanda não é um país muito ensolarado. Tanto que a maior temperatura já registrada por lá foi de 33°C, o que comparado com o Brasil é uma temperatura bem normal para o verão.

Essa ausência do astro rei também influencia nas máquinas de lavar, que também são secadoras. Assim auxilia muito os intercambistas nesse processo que, às vezes, pode levar muito tempo do dia!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

4. Não existem cobras na Irlanda

curiosidades sobre a irlanda
Photo by Jan Kopřiva on Unsplash

Sim, essa é uma das curiosidades sobre a Irlanda mais incrível que o país possui! Diz a lenda que quem expulsou as cobras da Irlanda foi St. Patrick’s.

No entanto, a ausência desses animais é explicar pelo clima irlandês não ser favorável para que eles vivam e se reproduzam no país.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

5. Horário delimitado para comprar bebidas alcoólica

Photo by Edouard Percevault on Unsplash

Os irlandeses podem beber bastante, mas o consumo de álcool é consciente! Antes das 10h da manhã e depois das 22h, você não consegue comprar bebidas alcoólicas no supermercado ou em lojas de conveniências.

Os únicos lugares onde você vai encontrar bebida alcoólica após as 22h são nos bares e pubs. E não pense que a bebedeira dura a noite toda, 3h da madrugada é o horário em que esses estabelecimentos fecham.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

6. Irish Breakfast

Photo by Jonathan Farber on Unsplash

O café da manhã irlandês é um verdadeiro banquete! Muito parecido com o café da manhã inglês, a refeição inclui ovos fritos ou mexidos, torrada, tomate, bacon, feijão (que é preparado de um jeito diferente, com molho de tomate e sabor adocicado), linguiça e, em alguns lugares, também são servidas tortinha de batata e cogumelos.

Não preciso nem dizer que você vai ficar cheio até a hora do almoço! Por isso, os irlandeses comem só um lanchinho nesse horário e jantam “comida de verdade” no final da tarde. Confira o post exclusivo que fizemos sobre o Irish Breakfast:

Irish Breakfast – O melhor café da manhã do mundo!

7. Interruptor da luz fora do banheiro

Photo by Filios Sazeides on Unsplash

Você já viu acima que o sol não aparece muito na Irlanda? Isso quer dizer que tudo por lá é bem úmido, então imagine só como ficar o banheiro por lá depois de um banho ou em um dia mais úmido?

Esse é uma das curiosidades sobre a Irlanda mais seguras! Pensando na população, os banheiros não possuem interruptor e nem tomadas, pois com a grande umidade pode ser perigoso. Além disso, o chuveiro elétrico está fora de cogitação para a maioria das regiões irlandesas.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

8. Duas línguas oficiais

curiosidades sobre a Irlanda - duas línguas oficiais
Photo by Medienservice (pixabay.com) on Need Pix

A principal língua falada na Irlanda é o inglês (e com um sotaque puxadíssimo, mais forte que o inglês britânico), mas o Gaélico (irlandês) também é considerado língua oficial do país. No entanto, não são todos os irlandeses que falam gaélico.

É mais comum ver o pessoal das cidades do interior falando as duas línguas. Mesmo assim, todas as placas do país estão escritas nas duas línguas.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

9. Muitas galinhas

curiosidades sobre a irlanda galinhas
Imagem de Xuân Tuấn Anh Đặng por Pixabay

Há boatos de que existem aproximadamente 13 milhões de galinhas na Irlanda. Isso equivale a mais ou menos três galinhas para cada habitante do país!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

10. Palavras Chave

curiosidades sobre a irlanda cheers
Photo by Wil Stewart on Unsplash

Duas palavras que serão essenciais na Irlanda: sorry e cheers.

Sorry é usado para quase tudo e Cheers é usada para agradecer.

11. A Segurança

Photo by Can Pac Swirer on Flickr

Nem a população, nem a polícia usam armas. A Garda Siochána (nome oficial da polícia irlandesa) é respeitada e a criminalidade do país é baixa. Dublin, por exemplo, é considerada uma cidade pacífica, principalmente quando comparada a grandes centros urbanos pelo mundo.

12. Curiosidades sobre a Irlanda que são cheias de magia

curiosidades sobre a Irlanda
Imagem de Victoria_Watercolor por Pixabay

Com influências celtas e nórdicas vindas dos vikings, a cultura irlandesa tem um folclore cheio de seres mitológicos. Fadas, duendes e magos fazem parte dela.

Não é à toa que o Leprechaun está sempre relacionado aos assuntos sobre a Irlanda, principalmente no St. Patrick’s Day. Quando muitas pessoas saem vestidas de duendas nas ruas das cidades irlandesas.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

13. Esportes preferidos

Photo by Ciaran McGuiggan on Wikipedia Commons

Os irlandeses amam futebol, gol e rugby.

Mas uma curiosidade sobre o futebol irlandês: em 1882, no primeiro jogo de futebol entre Irlanda e Inglaterra, os ingleses ganharam de 13×0 dos irlandeses! É claro, que depois disso, eles melhoraram bastante, tanto que já participaram de 3 Copas do Mundo.

14. Batata

Photo by Hai Nguyen on Unsplash

Um dos alimentos preferidos pelos irlandeses é batata.

Você concorda em essa escolha?

15. A paixão irlandesa

Photo by Sam Barber on Unsplash

A Irlanda está entre os países que mais consomem cerveja no mundo! A paixão pela bebida é muito antiga, a Guinness, a cerveja irlandesa mais conhecida, surgiu em 1759 e desde então se tornou símbolo do país.

Se você for à Irlanda e quiser pedir uma Guinness, basta falar: Pint of Gat.

16. Sexta-feira Santa não alcoólica

curiosidades sobre a irlanda sexta não alcoólica
Photo by Sincerely Media on Unsplash

O único dia em que é proibido vender bebida alcoólica no país é sexta-feira santa. Lembrando que a Irlanda é um país católico, então, faz sentido o não consumo de álcool nessa data.

17. O St. Patrick’s Day

dia 17 de março é o dia oficial do feriado, o dia de São Patrício, mas as comemorações na Irlanda já começam bem antes.  

Há muitos símbolos que representam bem a data:

  • Leprechaun,
  • harpa,
  • trevo e
  • tudo mais que for verde (até cerveja!).
curiosidades sobre a irlanda
Imagem de Jeon Sang-O por Pixabay

Depois de saber sobre as melhores curiosidades sobre a Irlanda você ficou ainda com mais vontade de fazer o seu intercâmbio para o país? Se sim, entre em contato, sem custo ou compromisso, com os nossos consultores pelo formulário abaixo.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Veja também…

10 Curiosidades sobre Paris

Curiosidades sobre o Reino Unido que você vai gostar de saber

10 curiosidades sobre Malta

22 curiosidades sobre Londres

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório