COVID-19: Saiba quais são as regras das companhias aéreas
Covid-19

COVID-19: Como estão as regras para alteração e cancelamento de passagens aéreas

Atualizado em 08 de abril de 2020

Diante da situação da Pandemia causada pelo COVID-19, as companhias aéreas estão sendo bem flexíveis para alterações de voos. Caso você tenha um voo contratado e queira adiar sua viagem, a maioria das companhias tem estendido a validade de seus bilhetes para utilização em até 12 meses. Essa regra varia de empresa para empresa.

Com a nova regra da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as companhias não podem cobrar as multas previstas em contrato para fazer a alteração, apenas a diferença de tarifa, caso tenha, será cobrada.

Já o passageiro que optar por cancelar sua passagem, não estará isento das multas. O prazo de reembolso, que normalmente é 7 dias, passou a ser de 12 meses. Caso esteja pensando nessa opção, sugerimos que leia aqui o nosso post sobre os motivos para remarcar seu intercâmbio.

Confira a seguir como as companhias aéreas estão operando nesse momento turbulento: 

GOL

A companhia não estará operando voos internacionais até o dia 30/06.

 

LATAM

Reduziu 90% das operações, mantendo, de modo reduzido, as rotas São Paulo/Santiago, São Paulo/Nova York, São Paulo/Miami, Santiago/Miami, Santiago/Los Angeles. Todas as demais rotas internacionais estão suspensas até o final de abril.

 

AZUL

A Azul suspendeu vários dos voos internacionais deixando em operação apenas os que partem de Campinas (SP). Todos os passageiros que adquiriram passagens em março para Portugal, Estados Unidos ou América do Sul podem deixar o valor como crédito para viajar em outra data.

 

American Airlines

Suspendeu todas as rotas de/para o Brasil até o dia 04 de maio de 2020.

 

TAP Portugal

Passageiros que embarcariam até o dia 31/06 e compraram a passagem antes do dia 8 de março podem alterar as datas de voo para viajar antes de 31/12.

 

Grupo KLM e Air France

A companhia não parou de operar totalmente, mas reduziu em mais de 90% a frequência de seus voos até 03 de maio de 2020, mantendo de 2 a 3 voos semanais que saem de Amsterdam (KLM) e Paris (Air France).

 

Grupo Lufthansa e Swiss

Manteve apenas 3 voos semanais de/para Frankfurt – São Paulo. Todas as demais rotas estão suspensas, inclusive as rotas via Zurique.

 

Entenda o que é diferença tarifária:

A diferença de tarifa não é uma multa, mas sim uma variação tarifária no valor das passagens, que varia muito de acordo com o dia da viagem, por exemplo. Caso não haja disponibilidade de assentos na mesma classe tarifária que você adquiriu sua passagem, a companhia aérea poderá cobrar essa diferença no momento da remarcação. Por exemplo: você comprou sua passagem na tarifa PROMO e pagou USD 400,00. Se para a data que você deseja remarcar só haja disponibilidade na tarifa LIGHT, que custa USD 500,00, a companhia aérea irá cobrar a diferença de USD 100,00 para efetuar a remarcação.

 

A Egali Intercâmbio é umas das poucas agências de intercâmbio brasileiras que é afiliada IATA, e possui um setor aéreo especializado em voos internacionais. Durante toda a crise da pandemia, nossos consultores trabalharam arduamente para garantir o retorno de todos os que assim desejaram. Da mesma forma, estamos trabalhando junto das companhias aéreas, para os casos de remarcação da viagem.

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)

Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório