Coronavírus: países da europa iniciam reaberturas de comércio e serviços
Covid-19

Países da Europa iniciam reaberturas de comércio e serviços após quarentena

Atualizado em 01 de junho de 2020

Os planos de reaberturas estão em todas as partes do mundo, trazendo boas notícias aos intercambistas. Após rigoroso isolamento social, já estão em ação os planos de reabertura e os moradores de alguns destinos já estão podendo ir às compras, restaurantes e praias locais. Aos poucos, a vida vai retornando à normalidade.

Já falamos, no outro post, sobre o sucesso do achatamento da curva na Austrália e na Nova Zelândia. Saiba como estão os principais destinos pela Europa:

 

Inglaterra

Na Inglaterra, depois de dois meses de restrições, as medidas do lockdown começarão a serem flexibilizadas a partir dessa segunda-feira (1º de junho). Com isso, os ingleses poderão se encontrar em grupos de até seis pessoas de diferentes famílias em áreas abertas como parques ou jardins particulares. A orientação de segurança é que uma distância de 2m seja mantida durante esses encontros.

Os exercícios ao ar livre já estavam liberados durante os meses de restrição, mas agora não há mais limite para a quantidade de tempo gasto para essas atividades. Será possível tomar banhos de sol e praticar exportar com uma pessoa de outra casa, mantendo a distância social de 2m.

O home-office permanece para aqueles que podem continuar fazendo, sem prejuízos para empregado e empregador, é claro. A indicação para que quem não pode trabalhar de casa é que se desloque ao local de trabalho dirigindo ou de bicicleta, para evitar a superlotação em transportes públicos.

Durante essa fase de flexibilização das medidas de restrição, quem precisa utilizar ônibus e trens serão instruídos a esperar em filas (com distância social) e a usarem máscaras.

A previsão do governo inglês para que estudantes de algumas escolas infantis possam voltar a ter contato direto é a partir de 15 junho. No entanto, a situação dos estudantes de universidades é incerta, talvez seja possível retornar às aulas presenciais em setembro, caso isso não ocorra, as aulas serão completamente online.

No comércio, todos os varejistas não essenciais poderão reabrir suas lojas no dia 15 de junho, adotando as medidas de distanciamento social. Bares, restaurantes, hotéis, cinemas e locais de culto serão reabertos no dia 4 de julho (também tomando todos cuidados de segurança e distanciamento social).

O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido desaconselha todas viagens, exceto as essenciais.

É importante destacar que essa data pode mudar, caso as taxas de infecção pelo Coronavírus aumentarem.  

 

Irlanda

No dia 1º de maio o governo Irlandês apresentou um plano de 5 fases para a reabertura de negócios e espaços sociais depois do período de restrições. Confira abaixo quais são essas etapas:

Fase 1 (18 de maio)

  • É possível estar a até 5km de casa;
  • Reuniões ao ar livre entre pessoas de diferentes famílias são permitidas, contanto que o distanciamento social seja seguido;
  • Reabertura de creches para filhos de profissionais de saúde;
  • Retorno gradual dos trabalhadores ao ar livre;
  • Comércio ao ar livre (por exemplo, feiras) pode reabrir;
  • Abertura de certas comodidades públicas ao ar livre.

Fase 2 (8 de junho)

  • É possível entre em até 20km de distância de casa, de acordo com a região;
  • Visitas às famílias serão permitidas;
  • Planos e apoios para abrir negócios, considerando a segurança da equipe e dos clientes, serão colocados em prática;
  • Reabertura de pequenos pontos de venda, onde é possível observar o distanciamento social;
  • Abertura de bibliotecas públicas.

Fase 3 (29 de junho)

  • Pequenas reuniões sociais serão permitidas;
  • Abertura de creches, creches e pré-escolas para filhos de trabalhadores essenciais, em etapa de retorno ao trabalho e para aqueles com baixos níveis de interação social;
  • Reabertura de pontos de venda não essenciais com entrada e saída no nível da rua;
  • Playgrounds abertos.

Fase 4 (20 de julho)

  • Sem restrição de quilômetros de distância de casa;
  • Reabertura de creches, creches e pré-escolas para filhos de todos os outros trabalhadores, de forma gradativa;
  • Volta ao trabalho para quem não pode trabalhar em casa;
  • Flexibilização gradual das restrições para serviços de alto risco (por exemplo, cabeleireiros);
  • Reabertura de museus, galerias e locais de culto.

Fase 5 (10 de agosto)

  • Permitir de encontros sociais maiores;
  • Retorno ao trabalho em todos os setores;
  • Por etapas, abertura de escolas primárias e secundárias e instituições de terceiro nível;
  • Maior flexibilização das restrições aos serviços de varejo de alto risco;

Esse plano também estabelece uma estrutura para futuras tomadas de decisão, que será sempre apoiada por conselhos de saúde pública. O governo irlandês vai avaliar regularmente critérios como a progressão da doença, a capacidade dos serviços de saúde e o impacto que esse plano de reaberturas pode trazer.  Portanto, as datas das etapas dos planos podem ser alteradas.

Ainda segundo o governo irlandês, o risco de uma segunda onda do vírus está sempre presente. O plano de reabertura (que você pode conferir aqui) cita: “Como país, só podemos passar de uma fase para a seguinte se o vírus permanecer sob controle entre cada fase. Haverá uma necessidade a longo prazo de distanciamento físico, boa higiene das mãos, higiene respiratória, limpeza regular e que as pessoas fiquem em casa e isolem se estiverem doentes.”

 

Malta

Os malteses estão comemorando as recentes reaberturas depois de confirmado o achatamento da curva de infectados pelo COVID-19. A partir de agora, restaurantes e salões de beleza retomaram suas atividades. O comércio e os shoppings já estão abertos desde o dia 09/05. Mas o que está sendo mais aproveitado são as paradisíacas praias da Ilha de Malta, que já estão cheias de banhistas agora que o verão começa a se aproximar.

A data provisória para reabertura das escolas também já foi indicada pelo Governo de Malta. Dependendo do número de casos confirmados do Coronavírus, as escolas infantis voltarão com as aulas presenciais no dia 1º de julho. Qualquer alteração de data, vamos informar atualizando este post.

Por enquanto, o Aeroporto Internacional de Malta permanece fechado, exceto para voos de carga e repatriamento. A proibição de voos comerciais está em vigor até 15 de junho, mas muitas fontes dizem que o provável é que o aeroporto comece a operar esse voos novamente somente a partir de 15 de julho.

Alguns cuidados são necessários, como a obrigatoriedade do uso de máscara dentro dos locais fechados, utilização de álcool gel (que deve ser disponibilizado por cada loja) e existe um número limite de clientes por estabelecimento. As mesas nos restaurantes estão a 1,5 metros de distância umas das outras. Supermercados e shoppings devem a medir a temperatura de todos os clientes que desejam entrar.

 

Aos poucos, o mundo está retornando à sua rotina normal. É importante que nesse momento, todos tomem as medidas de segurança necessárias para evitar o coronavírus.

Conforme as notícias forem saindo, vamos dando as informações. Afinal, a missão da Egali é promover o intercâmbio responsável e queremos que todos os nossos intercambistas fiquem seguros.

Para mais informações sobre pacotes e remarcação de intercâmbio, entre em contato com os nossos consultores por aqui ou no formulário abaixo.

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório