Alimentação típica da Austrália: conheça a culinária do país!
Curiosidades
Austrália

Qual é a alimentação típica da Austrália – Conheça os melhores pratos!

Atualizado em 04 de dezembro de 2023

Uma coisa é fato: não há quem não sinta falta das comidas brasileiras quando está no intercâmbio. Você sente falta até daquelas que você não costuma comer quando está no Brasil, é uma coisa muito doida! Por isso, se está planejando um intercâmbio para a Austrália esse post é para você, vamos explicar qual é a alimentação típica da Austrália!

Porém, um bom intercambista vai para outro país de mente aberta e fazer dessa experiência é uma verdadeira imersão cultural. E nada melhor do que começar essa imersão pelas comidinhas típica, não é mesmo?!

Por isso, hoje vamos mostrar para vocês algumas das comidas mais comuns que existem na Austrália. Vamos conferir?

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Conheça qual é a alimentação típica da Austrália

Se você está planejando viajar para a Austrália ou simplesmente quer saber mais sobre a cultura deste incrível país, um aspecto importante a ser explorado é a comida típica australiana.

Entender qual é a alimentação típica da Austrália é entender que o país foi influenciado por muitas culturas, a Austrália oferece uma experiência culinária diversificada e deliciosa. Neste post, vamos explorar alguns dos pratos mais populares e típicos da Austrália, além das influências culturais que moldaram sua culinária. Prepare-se para ficar com água na boca e com muita vontade de fazer um intercâmbio por lá!

Converse agora com um de nossos consultores!

1. Lamb with Mint Sauce

Colocamos o título em inglês, porque além de deixar o post mais chic, a nossa imersão australiana já começa aqui mesmo.

Esse prato, junto com o porco ao molho de maçã, é o estilo típico da cozinha australiana. O carneiro é assado, geralmente com muita gordura, e sem quase nada de sal e temperos, apenas o molho de menta e vinagre. Batatas, cenouras e ervilhas acompanham essa iguaria, que é um dos pratos mais tradicionais entre os australianos.

Se existem duas coisas que não podem faltar numa refeição típica da Austrália é batata e um molho, que na maioria das vezes é de tomate ou barbecue. Confira abaixo uma foto dessa maravilha:

Tire suas dúvidas sobre o intercâmbio clicando aqui

alimentação tipica austrália - lamb with mint sauce
Photo by Jenn Kosar on Unsplash

2. “Barbie” 

Barbie” é o jeitinho carinhoso que os australianos chamam o seu barbecue (BBQ), o que para nós seria o churrasco!

Normalmente, o churrasco na Austrália é feio numa chapa elétrica ou a gás, com bifes e salsichas que são comidos sobre uma única fatia de pão de forma e coberto com algum molho. Se você for convidado para algum barbie, não se esqueça de levar sua carne e sua bebida (não vai passar vergonha!).

E uma coisa é certa: não existe hora e nem lugar inapropriado para um barbie, qualquer hora é hora e qualquer motivo é motivo para fazer um barbie. Você vai ver que nos parques, e nas praias existem churrasqueiras/chapas elétricas que funcionam com moedas, é só chegar com a carne e começar a festa!

alimentação tipica australia - barbie
Photo by Matthieu Joannon on Unsplash

3. Fish & Chips

Sim, você não leu errado, o Fish & Chips além de ser um prato típico inglês, também é comum na Austrália! Isso acontece porque durante a Segunda Guerra, a maior parte das carnes e da comida australiana era enviada para os soldados em combate, sendo peixe e batata os alimentos que tinham de sobra para a população australiana. Então, o pessoal pegava os dois alimentos e os fritava juntos no óleo quente (para economizar).

Hoje, os filés de peixes (lulas e mariscos também contam) são empanados e você pode até escolher seu peixe na hora, sendo cada um com o preço de acordo com a sua qualidade. Apesar de não ser muito light, o prato é preferência nacional e você encontrará uma loja de Fish & Chips praticamente a cada esquina.

alimentação tipica australia - fish and chips
Photo by Julia Karnavusha on Unsplash

4. Vegemite

Então, esta iguaria australiana é meio polêmica para o pessoal que é de fora da Austrália. Isso porque a maioria das pessoas não curte muito o sabor do Vegemite.

Se você está olhando este potinho da imagem e pensa que o Vegemite é tipo uma nutella da vida, está muito enganado! Esta pasta é feita à base de cevada, e apesar ser o alimento com maior concentração de vitamina B do mundo, o gosto dela vai ser uma experiência inesquecível (não no bom sentido).

A dica para você que vai para a Austrália com a mente super aberta, querendo experimentar tudo que te oferecerem: passe uma camada muito fina no pão, pois o Vegemite é beeem salgado e amargo.

Dica extra: misturar manteiga no pão com vegemite pode ser uma boa opção.

Marque uma consulta personalizada para o seu intercâmbio

alimentacao tipica australia - vegemite
Photo by Robert Couse-Baker on Pxhere

5. Meat Pies

As meat pies são preferência nacional, vendidas em pelo menos 9 de 10 padarias espalhadas pela Austrália, essas tortinhas são consumidas a toneladas pelos australianos.

Para você ter ideia da importância das meat pies, a quantidade de carne nelas é regulada por lei, não podendo ser inferior a 25% do peso total da tortinha. E tem mais: existem competições para saber quem faz a melhor meat pie, e seus vencedores podem ganhar muito dinheiro vendendo as receitas secretas de suas tortinhas.

alimentação tipica australia - meat pie
Photo by freeaussiestock.com on freeaussiestock.com

Curiosidades da culinária australiana

A culinária australiana é um reflexo da diversidade cultural do país e de suas influências asiáticas e européias. Os pratos típicos variam de região para região, mas alguns dos mais populares incluem o churrasco, o fish and chips, o meat pie e o vegemite.Além disso, existe uma grande utilização de ingredientes frescos e saudáveis, como frutas, legumes e frutos do mar.

Para os intercambistas que estão planejando fazer um intercâmbio na Austrália, experimentar a comida local é uma ótima maneira de se envolver com a cultura australiana, experimentar novos sabores e conhecer curiosidades da culinária australiana. Com tantas opções deliciosas, é fácil entender por que a culinária australiana é tão amada em todo o mundo.

Ficou com alguma dúvida sobre qual é a alimentação típica da Austrália?

Gostou de conhecer um pouco mais sobre qual é a alimentação típica da Austrália? Tirando a parte do Vegemite, não é muito difícil ficar com muita água na boca!

Quer ir para a Austrália em busca dessas iguarias? Então, converse com um de nossos consultores clicando no botão abaixo:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Veja também…

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório