Como comprovar a vacina para viajar - Egali Intercâmbio
Dicas

Como comprovar a vacina para viajar

Atualizado em 24 de julho de 2023

Com o avanço da vacinação pelo mundo, diversos países que mantiveram suas fronteiras fechadas durante a pandemia estão, aos poucos, reabrindo para turistas internacionais. As exigências e protocolos variam muito de destino para destino. Muitos países já possuem como exigência, o comprovante de vacina para viajar. Por isso, vamos explicar como validar o seu certificado de imunização para uso internacional.

Como emitir o comprovante de vacina para viajar?

Depois de completar o esquema vacinal, a forma mais fácil de emitir seu certificado internacional de vacina contra a Covid-19 é através do aplicativo do SUS. Basta fazer o download do app no seu celular e fazer o login com seu CPF.

Caso você ainda não tenha uma conta, pode criar de forma bem simples. 

vacina para viajar
Photo by Marisol Benitez on Unsplash

Passo a passo para emissão do comprovante de vacina

  • Baixar o aplicativo do SUS
  • Criar uma conta ou fazer login
  • Clicar em “Vacinas” 
  • Clicar em “Carteira de Vacinação Digital”
  • Clique no link disponível na sua carteira digital para validação do documento

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Depois de seguir esses passos, você terá o seu comprovante de vacina para viajar contra a Covid-19 em PDF pronta para impressão. Sempre recomendamos que você imprima todos os documentos de embarque para ter em mãos quando for solicitado. Como o documento fica disponível em inglês, em tese não é necessário fazer nenhuma tradução.

Para fazer o download do aplicativo você pode clicar aqui.

Quanto tempo após a aplicação da vacina contra a Covid-19 o certificado fica disponível? 

O certificado de vacina para viajar da Covid-19 pode levar até 10 dias para ser disponibilizado após a aplicação da segunda dose do imunizante (ou dose única, no caso da Janssen), mas é comum que logo após a aplicação você já consiga ter acesso a ele através do aplicativo do SUS. 

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Se por algum motivo você não conseguir acesso à sua carteira de vacinação em inglês ou tiver feito a vacina por meio de algum estudo não relacionado ao SUS, é possível traduzir a carteira original de vacinação, a que você recebeu no momento da imunização. Fique atento: essa tradução precisa ser juramentada, que é um tipo de tradução oficial com efeito legal. O processo precisa ser feito por um profissional da área.

Da mesma forma, fazemos uma ressalva importante a todos que se vacinaram com a Oxford AstraZeneca pelo SUS. Tivemos experiências de embarque em que o controle sanitário francês não aceitou carteiras de vacinação que tivessem apenas o nome “Fio Cruz”. Por isso, para viajantes que tenham tido aplicação deste imunizante, aconselhamos que seja feita uma tradução juramentada da vacina, junto com um esclarecimento de que é a Astrazeneca. Não se trata de uma obrigatoriedade, mas nossa recomendação.

Qual vacina é aceita para viajar?

É importante ficar atento pois cada país tem suas próprias regras e exigências para as fronteiras. Em alguns casos, além de ter o esquema vacinal completo, é necessário apresentar teste do tipo PCR com resultado negativo ou até, em alguns casos, realizar quarentena ao chegar no destino. 

Porém, com o avanço da vacinação pelo mundo e redução de casos da doença, cada vez mais países estão flexibilizando as regras, e novas boas notícias chegam a cada semana.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Quais vacinas preciso tomar antes de viajar para o exterior?

Entre tantas outras dúvidas que o intercambista tem antes de viajar, essa das vacinas com certeza é uma delas. Saber qual tipo de vacina tomar, em que locais é possível fazer e com qual antecedência são alguns dos questionamentos mais comuns.

Alguns países exigem certificado de vacinação internacional contra certas doenças. Como existem particularidades para cada país, recomendamos que você entre em contato com o consulado ou embaixada do país que deseja visitar para confirmar as informações.

Alguns aeroportos internacionais possuem uma seção de saúde onde é possível fazer algumas vacinas. Os aeroportos de Campinas (SP), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), por exemplo, são alguns deles. Lembrando que algumas vacinas devem ser tomadas com antecedência, como a da hepatite A (duas doses no intervalo de um mês) e a da febre amarela (10 dias antes da viagem). Por isso, não deixe para a última hora!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

comprovante de vacina para viajar
Por Prostock-studio

Quais são as vacinas exigidas para viajar para cada país?

As vacinas exigidas para viajantes brasileiros variam de acordo com o país de destino. A Organização Mundial da Saúde (OMS) mantém um banco de dados atualizado sobre os requisitos de vacinação para diferentes países.

Não há calendário internacional de vacinação para todos os intercambistas. Para cada situação é adotado um procedimento de acordo com o país que você irá viajar, que pode depender do tipo, duração e tempo disponível para aplicação da vacina antes da partida.

No entanto, é importante ressaltar que essas exigências podem sofrer alterações ao longo do tempo, por isso é fundamental consultar fontes confiáveis, como os consulados ou embaixadas dos países que pretende visitar.

Lista de vacinas para viajar e principais países

Abaixo, você poderá conferir as duas principais vacinas exigidas para o seu intercâmbio: Febre Amarela e COVID-19.

Febre amarela:

  • África do Sul,
  • Malta,
  • Austrália,
  • Emirádos Árabes,
  • Panamá,
  • El Salvador

Essa é a lista completa dos países que exigem a vacina.

Covid19 (países que exigem vacina e não exigem teste):

  • Argentina, Austrália, Alemanha, Malta, México, Panamá, Portugal e Polônia.

Covid19 (países que NÃO exigem vacina e exigem ou recomendam teste):

  • Chile, Colômbia, e França.

Covid19 (países que NÃO exigem vacina e NÃO exigem ou recomendam teste):

  • Irlanda e Itália.

Importante ressaltar que essas informações podem alterar sem aviso prévio e você pode conferir um mapa interativo sobre as restrições das vacinas entre outras coisas para os países clicando aqui.

É importante reiterar que as exigências podem variar, e é necessário verificar as informações atualizadas sobre as vacinas específicas para cada país antes de viajar. Abaixo você pode conferir um link com informações úteis sobre as vacinas que você precisa para viajar para cada destino:

Vacinas internacionais e nacionais para intercambistas

IMPORTANTE: Se você tem dúvida de qual vacina você deve tomar para o seu destino, converse com seu consultor.

vacina para viajar
Por breejeanjohnson

Vacina contra a Febre Amarela

A  vacina contra a febre amarela tem validade de 10  anos, a contar a partir de 10 dias da data de vacinação. Isto  significa que você  deve tomar a vacina no mínimo 10 dias antes do embarque (nunca  depois)  para que ela já esteja válida no dia da viagem.

Para comprovar que recebeu a vacinação, você deve solicitar o Certificado Internacional de Vacinação (CIV) em postos da  ANVISA, localizados em portos, aeroportos e fronteiras. Para isso, basta apresentar a sua carteira de vacinação nacional. A emissão do CIV não possui custos.

Não é necessário enviar o comprovante de vacinação junto com a solicitação de o visto. Você deve apenas apresentá-lo à Imigração ao chegar no país de destino.

Veja o conteúdo completo sobre a Vacina da febre amarela para o seu intercâmbio:

Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela: como emitir?

Comprovante de vacina para viagem internacional

Para embarcar para a Europa, por exemplo, em praticamente todos os países as vacinas já aprovadas são a AstraZeneca, a Pfizer, a Janssen, Moderna e Coronavac. Os brasileiros que já estão com a imunização completa com alguma dessas vacinas também já podem embarcar para o Canadá e para os Estados Unidos, sem necessidade de realizar teste PCR ou antígeno antes do embarque.

É importante ficar atento ao intervalo entre a imunização da vacina para viajar e o embarque. Para quem recebe a vacina da Janssen, com dose única, o período mínimo entre a aplicação e a viagem pode variar de 14 a 28 dias, dependendo do país.

Já os brasileiros vacinados com AstraZeneca, Pfizer ou Moderna precisam aguardar o intervalo mínimo que pode variar entre 7 e 14 dias após a segunda dose para que o embarque possa ocorrer. Nossa recomendação é verificar o site oficial do governo do país, onde as informações estão sempre atualizadas.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

vacina para viajar
Photo by CDC on Unsplash

Se prepare com as vacina para viajar e viaje para o exterior com a Egali

Curtiu as informações? Entre em contato com um de nossos consultores para começar o planejamento para o seu intercâmbio clicando aqui! Se você já é um intercambista Egali, entre em contato pela Área do Aluno.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

  • juliabraga
    Por juliabraga Julia já fez intercâmbio 3 vezes, viajou para mais de 30 países e visitou inúmeras cidades pelo mundo. Possui mais de 6 anos de experiência com estudos no exterior e ama escrever e compartilhar sobre suas experiências.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório