Planejar um intercâmbio - como fazer do zero em 7 passos - Egali Intercâmbio
Dicas

Planejar um intercâmbio – como fazer do zero em 7 passos

Atualizado em 30 de agosto de 2023

Você tem aquela vontade de fazer um intercâmbio, mas não sabe nem por onde vai começar? Então, no post de hoje você vai aprender a como planejar um intercâmbio em 7 passos!

E, uma coisa é certa, você vai precisar fazer um certo investimento neste sonho. Se esse é o seu problema, não deixe de ver esse post!

Quer receber um orçamento grátis? Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Confira a seguir – como planejar um intercâmbio em 7 passos 

Depois de saber como fazer o seu planejamento financeiro para fazer um intercâmbio, vamos te ajudar a como fazer o planejamento para o restante da sua viagem.

1. Defina o objetivo do seu intercâmbio

Quando você pensa em morar por um tempo em outro país, o que passa na sua cabeça? Você quer aprender/aperfeiçoar um idioma, quer fazer um curso de especialização, quer conhecer novas culturas, turbinar o currículo trabalhar fora do país?

As opções são inúmeras e por isso planejar um intercâmbio se torna tão importante! Por fim, é bem importante decidir o que você quer fazer fora do país para escolher quanto tempo você vai ficar, qual será o destino e quanto você gastará por lá.

planejar um intercâmbio
Photo by Austin Distel on Unsplash

2. Decida quanto tempo você quer ficar fora

Escolheu o objetivo? Show! Agora chegou a vez de escolher quanto tempo você vai querer ficar fora do país, não vale falar que é pra sempre, hein! Esse tempo também vai depender de qual valor você pode investir para essa aventura.

Aqui vão algumas das nossas opções de intercâmbio e seus tempos de duração:

  • Curso de idiomas – a partir de 2 semanas
  • Idioma para negócios – a partir de 2 semanas
  • Cursos especiais – a partir de 1 semana
  • Curso + trabalho – a partir de 14 semanas
  • Programa de férias para adolescentes – 2 a 3 semanas

Quer saber mais sobre cada uma das opções de intercâmbio que você pode realizar com a Egali?

Receba o contato especializado da nossa equipe!

planejar um intercâmbio
Photo by Estée Janssens on Unsplash

3. Escolha o destino perfeito!

Agora que você já tem um objetivo e decidiu quanto tempo ficará fora do país, é o momento de escolher o seu destino! E para isso, você precisa fazer os seguintes questionamentos:

  • Esse destino possui atividades/passeios que combinam com você?

Se você não curte ir à praia, talvez a Austrália não seja o melhor país para você, ou se você é um admirador das artes e dos museus, uma cidade mais histórica talvez seja o destino ideal.

  • Qual é o destino que melhor cabe no meu orçamento?

Planejar um intercâmbio com um orçamento mais apertado, ir à uma cidade com o custo de vida mais alto talvez não valha a pena. Então, que tal procurar outra opção de cidade?

Receba um orçamento personalizado para o seu intercâmbio!

  • Vou me importar de passar frio? Vou querer ir para um lugar que tenha praia? Vou me incomodar com o clima chuvoso de alguns países?

Se você não suporta chuva, talvez capitais como Londres e Dublin não sejam as ideais para você, porém, as cidades australianas serão perfeitas!

  • Eu sou uma pessoa mais cosmopolita ou mais roots?

Se você prefere o agito da cidade e não liga tanta para natureza, talvez seja uma boa ideia pensar em cidades como Nova York, Londres e Toronto para ser o seu destino de intercâmbio.

Agora, caso você queira muito fazer alguns passeios para contemplar paisagens naturais, cidades como Sydney, Queenstown e Vancouver são uma ótima pedida. A Egali oferece todos esses destinos e muitos outros de acordo com as suas preferências de clima, preço e passeios.

• Quero trabalhar durante o intercâmbio?

Essa pergunta já vai filtrar bastante as suas opções. Aqui na Egali, temos opções de cursos + trabalho em 5 países:

Quer saber mais sobre o seu destino dos sonhos de estudo e trabalho? Visite uma de nossas mais de 60 lojas ao redor do Brasil e receba a assessoria personalizada da maior e melhor agência de intercâmbio da América Latina. Ah, é gratuito!

Visite nossas lojas!

planejar um intercâmbio
Foto de Jason Goodman na Unsplash

4. Entre em contato com a Egali

Agora que você já estabeleceu seus objetivos, a duração e o destino da sua viagem, é hora de você conversar com especialistas em intercâmbio. Mesmo já tendo uma ideia de quanto você vai gastar, conversando com os nossos consultores, você vai poder escolher o pacote que mais se encaixa com o seu perfil e com o seu bolso.

Sem contar que os consultores da Egali são preparados para tornar o seu intercâmbio ainda mais incrível. Temos uma equipe de suporte ao aluno que irá te ajudar desde o momento do fechamento do pacote até o final do intercâmbio. Além disso, possuímos estruturas de apoio aos nossos alunos no exterior, como a Base Egali e as StayWise By Egali.

planejar um intercâmbio
Photo by Stanley Dai on Unsplash

5. Faça o seu visto (se precisar)

Dependendo do destino e do tipo de curso que você quer fazer, ter o visto do país será um dos pré-requisitos para fazer o intercâmbio por lá. Mas não se preocupe, a partir do momento em que você fecha um intercâmbio com a Egali, você também pode solicitar o serviço de auxílio de visto.

Ter uma ajuda nesse momento é muito importante, afinal são muito documentos e você precisará de pessoas que entendam do assunto para que tudo dê certo!

Saiba tudo sobre nossa equipe especialista em visto sem despachante!

planejar um intercâmbio
Photo by ConvertKit on Unsplash

6. Compre a sua passagem

Com certeza, esse é um passo muito importante! Por isso, é preciso ser muito atento na hora de comprar sua passagem, pesquisando os melhores preços e vendo todos os descontos possíveis.

E aqui na Egali, nós também contamos com esse auxílio na hora da compra das passagens. E o melhor de tudo é que se você fizer a compra de passagens e a solicitação de visto com a gente, caso haja atraso do visto, a Egali paga sua remarcação de voo, é a Garantia Egali cuidando bem dos nossos intercambistas!

Cuidados na hora de comprar a passagem aérea para o intercâmbio

planejar um intercâmbio
Photo by Nicole Geri on Unsplash

7. Compre a moeda do seu intercâmbio

E é claro, que você não poderia ir para o seu intercâmbio sem comprar a moeda do seu destino. E na hora de fazer isso, leve essas duas coisas em consideração:

  • Segurança: avalie se a casa de câmbio é confiável e se existem maneiras para você não levar tanto dinheiro em espécie, evitando perda ou roubos.
  • Preço: faça pesquisas de quanto está o câmbio da moeda que você precisa comprar. Afinal, esses valores podem variar de um dia para o outro.

E quando você for levar o dinheiro para a sua viagem, não deixe de falar com o seu consultor da Egali sobre o E-Câmbio (disponível para a Austrália e a Irlanda) e o cartão de viagem. São formas práticas e mais seguras de carregar aquele dinheirinho (que sabemos que foi suado!) para curtir o seu intercâmbio.

planejar um intercâmbio
Photo by Jason Leung on Unsplash

Preparado para começar seu planejamento?

Pronto! Depois de saber como planejar um intercâmbio em 7 passos, é só partir para o destino dos seu sonhos e aproveitar ao máximo a sua vida de intercambista!

Se você leu o post e quer entrar em contato com a Egali para planejar um intercâmbio aproveite para visitar uma de nossas lojas, fale agora com um de nossos consultores clicando no botão abaixo e marque a sua visita!

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Saiba mais!

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório