Como levar cachorro em viagem internacional? - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Como levar cachorro em viagem internacional?

Atualizado em 18 de maio de 2023

Você adora viajar mas não suporta a ideia de deixar seu animal de estimação sozinho em casa? Pois é, você não é o único. Muitas pessoas passam por esse dilema, algumas desistem de viajar, outras encontram um lugar para deixar o pet e muitas pesquisam sobre como levar cachorro em viagem internacional. E não é tão complicado assim levar cachorro em viagem, viu?

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer algumas regrinhas que são necessárias para o transporte de animais durante uma viagem. Confira aqui tudo o que você precisa saber para levar seu animal de estimação em uma viagem.

levar cachoro em viagem internacional
Photo by Patrick Hendry on Unsplash

Passo a passo para levar cachorro em viagem internacional:

Cada país tem requisitos específicos para autorizar o ingresso de cães e gatos no seu território. É muito importante que o proprietário planeje com antecedência a viagem do seu animal para ter tempo suficiente de atender todas as exigências do país de destino, o que às vezes pode requerer alguns meses.

É responsabilidade do proprietário do animal procurar se informar sobre as exigências junto à embaixada/consulado do país de destino

Leve o seu cachorro ou gato ao médico veterinário

Uma vez definido o país de destino, leve seu pet ao Médico Veterinário para verificar se a saúde dele está em dia e se ficará tudo certo com o seu bichinho ao fazer uma longa viagem. As vacinas também precisam estar em dia: saiba quais são exigidas pelo país de destino. Esse é o primeiro passo quando você começa a pensar em levar cachorro em viagem internacional. 

levar cachorro em viagem internacional
Photo by Andrew Haimerl (ANDREWNEF) on Unsplash

Verifique as regras da companhia aérea

Mesmo que o seu animal de estimação não ocupe um assento do avião, é necessário que você pague uma taxa para levar cachorro em viagem internacional. A reserva precisa ser feita com antecedência.

levar cachorro em viagem internacional
Photo by Rodrigo Sümmer on Unsplash

Providencie a caixa adequada para transporte do animal

Você terá que comprar uma caixa para o transporte do animal. Em geral, a soma do peso do pet e da caixa do transporte não pode ultrapassar 10kg para que o animal de estimação possa viajar na cabine dos passageiros. Se o cachorro for maior, é possível que ele vá em um compartimento especial para animais. A caixa precisa ter o tamanho adequado, ser resistente e ventilada. É bem legal que você faça uma preparação para o animalzinho já ir se acostumando.

Fale agora mesmo com nossos especialistas em intercâmbio!

Tenha em mãos toda a documentação necessária

A essa altura você já levou seu pet no veterinário e colocou as vacinas em dia, se ainda não estavam. Agora você precisa emitir o Certificado Zoossanitário internacional (CVI).

ATENÇÃO: Sugerimos iniciar o contato com pelo menos 30 dias de antecedência para garantir que você conseguirá um horário antes de levar cachorro para viagem internacional. É obrigatório um agendamento prévio para conseguir atendimento.

As regras variam muito de acordo com o país. É comum ser exigido que essa emissão seja feita entre 5 e 10 dias antes do embarque. Verifique o prazo estipulado pelo país do seu intercâmbio antes de escolher a data para o agendamento e emissão do CVI.  

O CVI é emitido pela Vigilância Agropecuária Internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Caso você queira levar cachorro em viagem internacional para qualquer país do Mercosul, facilita bastante se você fizer um passaporte para cães e gatos

Dicas para viajar com seu pet

Sabemos que é um período bastante estressante para o cachorro ou gato passar um longo tempo em um voo. Por isso, é muito importante que você consiga fazer a adaptação antes do embarque. Compre a caixa de transporte com antecedência, deixe ele dentro alguns dias para já ir se acostumando. 

No dia da viagem, a última refeição do animal deve ser feita até 3h antes do voo. Se certifique também de que o pet tomou bastante água para que ele esteja hidratado durante as horas de viagem. 

levar cachorro em viagem internacional
Photo by ROOTED STUDIO on Unsplash

Ficou com vontade de levar seu animal de estimação para o intercâmbio junto com você? 🙂 

Você ficou com alguma dúvida?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

 

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório