Ceias de Natal ao redor do mundo - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Ceias de Natal ao redor do mundo

Atualizado em 21 de novembro de 2022

Sabemos que nossos leitores são intercambistas apaixonados por aventuras e descobertas. Por isso, já que estamos em época de Natal, não poderíamos deixar de falar sobre as diferentes ceias natalinas ao redor do mundo. Vai que no próximo Natal você esteja em algum desses lugares, não é mesmo? (e você que já está em algum desses lugares pode se preparar para a ceia) 🙂

 

Estados Unidos

Começamos com o Natal mais conhecido do mundo. Afinal, todo mundo já viu algum filme natalino cheio de confusões com uma turma da pesada por aí. O jantar de Natal é comemorado ao costume de cada família. As famílias do interior do país, mais tradicionais, celebram com peru ao molho de cranberry (um tipo de cereja), legumes, pumpkie pie (torta de abóbora) e uma bebida feita de ovos, açúcar, leite e rum, chamada de eggnog.

eggnog-estados-unidos-natal

Todas as pessoas da festa costumam pendurar uma meia na lareira para receber um presente. Nesta época, os americanos costumam enfeitar as casas, ruas e até carros com cores vermelhas, símbolos natalinos como trenós, botas, bonecos de neve. Além dos enfeites de luzes que são bastante usados na decoração de shoppings e lojas pelas cidades.

 

Itália

O Papai Noel italiano é conhecido como BabboNatale e entrega os presentes no dia 24, dia em que as pessoas também costumam participar da MessadiNatale, a famosa Missa do Galo aqui no Brasil. Estamos falando de italianos, então você já sabe: a festa é grande e o banquete variado com sete pratos: uma massa, um peixe, duas saladas, dois pudins e o prato de entrada. Além de queijos, frutas, chocolate e panettone. E pessoas falando alto, muito alto, claro.

peixe-talia-natal

Em algumas regiões a ceia é composta apenas por peixes e frutos do mar ou lentilhas. Para beber, vinho, que não pode faltar na mesa dos italianos. Inclusive, se você quiser presentear um italiano, essa é uma ótima opção de presente de Natal 🙂

 

Japão

Apesar da maioria da população japonesa não ser cristã, eles comemoram o Natal. Os mais jovens saem para jantar em restaurantes ou nos lares nipônicos e cada ano fazem uma ceia diferente. Geralmente, comem frango assado ou frito e como sobremesa um bolo comprado, o mais famoso é o de morango com creme chantilly chamado de Christmas Cake (bolo de Natal).

bolo-de-natal-japao

As crianças recebem presentes do Santa Kuroosu, o Papai Noel, e há trocas de presentes não como amigo secreto, mas os presentes são passados de mão em mão enquanto toca uma música. Quando o som para, o presente que estiver na sua mão é seu.

 

Inglaterra

O prato tradicional da ceia inglesa é o peru recheado, que pode estar acompanhado de ameixas e batatas assadas. Algumas famílias preferem assar um ganso. A sobremesa mais comum é o pudim de Natal inglês, que contém gengibre, noz-moscada, uvas passas, cerejas, amêndoas, entre outros ingredientes. Dentro do doce, é colocada uma moeda de chocolate e todos os membros da família fazem um pedido, aquele que encontrar a moeda na sua porção terá o pedido realizado – belo jogo!

pudim-de-natal-inglaterra

As crianças deixam bolachas, pedaço de bolo de Natal e um copo de leite para o Papai Noel no dia 24, mas a troca de presente só é feita no dia 25 e o feriado natalino se estende até o dia 26.

 

Alemanha

O Papai Noel alemão é chamado de Weihnachtsmann (se repetir isso 5x sem gaguejar ganha um presente!), mas não é ele quem traz os presentes, e sim, o Menino Jesus. Esta é uma festa muito aguardada no país e as pessoas enfeitam as casas, escrevem cartinhas e ensaiam músicas natalinas.

stollen-bolo-alemanha

Na ceia, há tradicionais biscoitos natalinos, ganso assado, acompanhado de batatas, repolho, cenoura, salsão e pickles. Como sobremesa é servido o stollen, bolo de massa densa e frutas secas.

 

Austrália

A ceia dos australianos é comemorada com churrasco de camarões (não, você não leu errado), carne e frango e para finalizar eles servem sorvete ou sorbet (parecido com a nossa raspadinha). Por estar no hemisfério sul, o Natal australiano acontece no verão.

camarao-australia-natal

 

Finlândia

É só no último domingo que antecede o Natal que os finlandeses compram e decoram a árvore natalina. Eles costumam pendurar a bandeira de vários países na árvore e um enfeite feito de palha chamado himmeli.

peru-finlandia-natal

A primeira refeição natalina é feita às 12 horas do dia 24 de dezembro e, de tarde, as famílias costumam ir à igreja para agradecer e rezar. Na ceia há uma caçarola de macarrão, nabo sueco, cenoura, batata, peru, presunto e peixe.

 

Portugal

O Natal português é uma das mais fortes influências sobre o Natal brasileiro. Lá não pode faltar bacalhau com batatas, rabanada, carne de porco, polvo cozido com arroz, bolinho de jerimum e bolo de reis, um bolo com frutas.

bacalhau-natal-portugal

A ceia feita no dia 24 é chamada de Consoada. As crianças deixam uma meia com docinhos, castanhas e um biscoito chamado “rebuscado para o Bom Velhinho” (o Pai Natal, nome do Papai Noel português).

 

África do Sul

Na ceia de Natal tem frango, carne bovina, carne de carneiro ensopada, bolinhos de massa, torta de carne moída, arroz com passas, legumes, pudim e o peru de Natal, por influência da comemoração inglesa. Os africanos costumam ir à missa e cantar as músicas natalinas.

africa-do-sul-natal

 

República Tcheca

A ceia consiste em sopa de peixe, saladas, ovos e carpa. Segundo a superstição local todos na mesa devem ter um par ou senão estarão mortos no próximo Natal.

 

Rússia

Os russos deliciam-se com bolos, tortas e pasteizinhos de carne, além de um mingau chamado kutya feito de grãos de trigo. Ao invés do Papai Noel, quem traz os presentes é a mítica Babouschka – russos… sempre diferenciados!

 

Suécia

Os suecos festejam o Natal em torno de uma grande mesa, onde é servido o smorgasbord, bufê com variedades de frutos do mar, leitão, arenque, caviar, queijos, pães, frutas e feijão manteiga.

 

Brasil

Amanhã é véspera de Natal e a maioria das pessoas aqui no Brasil já sabem o que terão na ceia natalina. O tradicional peru, lombo, tender com fios de ovos, bacalhau, farofa, saladas, panetone, rabanada, entre outros pratos típicos da época.

natal-brasil-peru

E você, faz algum prato ou alguma comemoração diferente? Conte pra gente nos comentários 🙂

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório