Carnaval no mundo: saiba como a festa é comemorada em diversos países!
Curiosidades

Como é o Carnaval no mundo? Saiba mais neste post!

Atualizado em 01 de março de 2019

Finalmente chegou a época mais animada do ano no Brasil! Nós sabemos que o nosso Carnaval é uma festa que nós fazemos muito bem e temos muito orgulho, não é mesmo? Mas você já parou para pensar em como é comemorado o Carnaval no mundo?

Nós sim! E o resultado foi esse post com 10 festas carnavalescas que acontecem pelo mundo, confira a seguir:

 

1. Nice, França

carnaval no mundo - Nice

O carnaval de Nice, chamado de Mardi Gras (o nome também inspirou a festa de Nova Orleans), é o dia em que os franceses comem de tudo antes da quaresma. Mas não é só de comida que o Carnaval de Nice é feito, também acontece um desfile de carros alegóricos com bonecos gigantescos de papel machê que toma conta de toda a orla da cidade.

Além disso, tem a famosa Batalha das Flores, onde personagens em carros floridos jogam flores ao público, e festas de rua super animadas.

 

2. Nova Orleans, EUA

carnaval no mundo - Nova Orleans

E falando em Mardi Gras, não podíamos deixar de falar de um dos maiores carnavais de rua dos Estados Unidos. A festa acontece nas mesmas datas do Carnaval no Brasil, e também possuio conceito da Fat Tuesday (terça-feira gorda) do Carnaval de Nice.

O objetivo dessa Fat Tuesday é todo mundo comer, beber e festejas antes do período da Quaresma, que seria um momento de reflexão espiritual. Mas lembrando que durante o final de semana acontecem desfiles, festas, tem gente fantasiada e se divertindo.

Não é à toa que a Nova Orleans recebe muitos turistas nessa época do ano.

 

3. Londres, Inglaterra

carnaval no mundo - Londres

Em Londres, temos o The Notting Hill Carnival, que rola solto pelo famoso bairro de Notting Hill. O Carnaval na Inglaterra não acontece em fevereiro, os ingleses esperam a temperatura estar mais amena e lá pelo mês de agosto a festa começa. As ruas ficam cheias de trio elétricos, palcos improvisados e uma multidão de pessoas vindas de todos os lados.

O carnaval na cidade começou como forma de manifestação, por conta da discriminação que os imigrantes de Trinidad e Tobago sofriam por lá. Era uma manifestação pacífica e alegre que com o passar dos anos cresceu e foi ganhando força, e isso tudo inspirado no famoso Carnaval do Rio de Janeiro.

A Paraiso School of Samba, escola de samba inglesa, traz, quase todo ano, grandes artistas e intérpretes direto do Carnaval Carioca.

 

4. Barcelona, Espanha

carnaval no mundo - Barcelona

Os espanhóis também sabem como fazer uma festa, e não é por menos que Barcelona possui um dos Carnavais mais populares do mundo, e que, por sinal, se assemelha muito ao nosso. O pessoal por entra muito na festa antes da Quaresma, bebendo, dançando e comendo MUITO.

O Rei Carnestoltes, personagem fictício e personificação do espírito carnavalesco, é o centro da festa em Barcelona, e é quem abre as festividades. Esse personagem fictício chega dando permissão pra todos se divertirem “sem limites”, e é assim que o Carnaval rola até terça-feira à noite. E exatamente à meia noite tudo acaba e começa a Quaresma; mas, até lá, tudo rola com grandes desfiles, bailes de máscara, festas de bairro, concursos de comida, muita Botifarrada (churrasco de salsicha ) em La Rambla, e até escolha da Rainha do Carnaval.

 

5. Veneza, Itália

carnaval no mundo - Veneza

O carnaval de Veneza é conhecido por todo o mundo, os eventos como o “vôo do anjo” na Piazza San Marco atraem turistas todos os anos. A cidade ganha um aspecto de baile de máscaras a céu aberto.

Festas são celebradas no interior de palácios antigos, com direito ocorrem bailes de máscaras, com direto a máscaras nos modelos antigos, feitas com veludo e muito brilho. O carnaval de Veneza já foi muito famoso em todo o mundo, por isso vale a pena conferir.

 

6. Montevidéu, Uruguai

carnaval no mundo - Montevideo

Os uruguaios possuem um carnaval de cair o queixo! A festa tem o mesmo tempo de duração que no Brasil, porém, há quem diga que o carnaval uruguaio dure até mais que o brasileiro.

Os eventos oficiais começam a acontecer em janeiro, ou seja, quase 40 dias de festa!

 

7. Quebec, Canadá

carnaval no mundo - Quebec

Nem o frio espanta a festa mais animada do ano! No Canadá, a galera comemora o carnaval de roupas de banho na neve.

A festa de Quebec é conhecida por ser o maior carnaval de inverno do mundo. Com duração de 3 semanas, concertos musicais, esculturas de neve, paradas noturnas e atividades esportivas acontecem durante o evento, reunindo milhares de pessoas de todo o mundo.

 

8. Colônia, Alemanha

carnaval no mundo - Colônia

Desfiles de carros alegóricos e muita gente fantasiada marcam o carnaval de Colônia, na Alemanha. E não pense que o frio atrapalha a festa dos alemães!

Com muita cerveja e alegria, o carnaval de Colônia, com certeza, é o mais animado da Alemanha. As comemorações ocorrem nos mesmos dias que as do Brasil e todos os moradores e visitantes da cidade entram mesmo no clima!

 

9. Bogotá, Colômbia

carnaval no mundo - Bogotá

A capital da Colômbia reúne uma série de eventos e espetáculos carnavalescos. Danças e ritmos folclóricos como a cúmbia, pito, gaita, salsa, fandango, mapalé e merecumbé são apresentados.

O carnaval colombiano é considerado pela UNESCO  como “Obra Mestra do Patrimônio Oral Intangível da Humanidade”.

 

10. Quito, Equador

carnaval no mundo - Quito

Com duração de duas semanas, o carnaval no Equador é comemorado com muita dança, roupas típicas e guerra de balões de água. Desfiles de carros alegóricos enfeitados com flores e frutas também acontecem.

Imagina só a animação dessa festa!

 

Eaí, conseguiu ter uma ideia de como é comemorado o Carnaval no mundo? E se você tem vontade de comemorar o seu carnaval fora do Brasil no ano que vem, entre em contato com os nossos consultores por aqui. Eles vão te ajudar!

 #partiucarnaval 😍🎊🎉🎊

  • egali
    Por egali