O que você pode levar de alimentos na mala? Saiba aqui
Dicas

O que você pode levar de alimentos na mala? Saiba aqui

Atualizado em 05 de setembro de 2023

Antes de começar, iremos falar sobre quais alimentos na mala você pode e quais você não pode levar. Gostaríamos de anunciar que esse post é de utilidade pública! Afinal de contas, sempre vai ter aquele alimento que você não fica sem e só tem no lugar em que você vive.

Assim como sempre existirão alimentos no destino do seu intercâmbio que vão ganhar um lugar no seu coração e vão fazer você querer trazer um pouco desses alimentos na mala com você na volta da sua viagem.

Tanto um quanto o outro provavelmente serão carregados na sua mala, mas será que você vai poder fazer isso? É exatamente isso que vamos responder hoje.

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

Quais alimentos na mala você NÃO pode levar

alimentos na mala - vegetais
Photo by Iñigo De la Maza on Unsplash

É sempre bom começar com o que você NÃO pode levar para a sua viagem ou volta para casa. Assim, você já elimina aqueles alimentos que você até desconfiava que não podia levar na bagagem, não é mesmo?

Alimentos e outros produtos de origem animal e vegetal não podem ser trazidos na bagagem na volta de viagens internacionais, a menos que seja obtida com antecedência uma autorização especial. O principal objetivo da proibição é evitar a disseminação de pragas e doenças no país, porque todo cuidado é pouco e sabemos bem disso, né?!

Alguns países proíbem o transporte de produtos alimentares não industrializados e frescos no seu território. Mas não se preocupe, o café torrado e o chocolate estão totalmente liberados. Outros produtos de origem vegetal com um grau de processamento maior como doces de frutas e farinha também podem ser levados na mala.

Os EUA ou a Austrália, por exemplo, não permitem a entrada da maioria das verduras, frutas, sementes e produtos de origem animal. Esses produtos também não podem ser levados para o território da União Europeia, caso sejam provenientes de países terceiros.

alimentos na mala - embutidos
Photo by Kyle Mackie on Unsplash

Viu só? Para fixar melhor quais alimentos você não pode levar na sua bagagem, fizemos uma listinha:

Alimentos na mala proibidos:

  • Carnes in natura ou industrializadas, como presunto, embutidos, enlatados e pescados;
  • Leite e seus derivados, como queijos, doce de leite, iogurtes e manteigas, não podem entrar no país sem autorização do Ministério da Agricultura, pois podem colocar em risco a saúde da população e de rebanhos;
  • Ovos ou outros alimentos não processados;
  • Vegetais e frutas não podem ser trazidos de outros países, já que há possibilidade de conterem pragas ou estarem contaminados por alguma doença, o que pode causar danos à agricultura do país ou à saúde humana;
  • Mel, cera e própolis;
  • Mudas, sementes, hortaliças frescas, madeira e terra;
  • Mesmo quando destinados à pesquisa, insetos, moluscos, bactérias e fungos não podem entrar no país sem certificação do Ministério da Agricultura;
  • Agrotóxicos, produtos veterinários (soro, vacinas, medicamentos), sêmen e embriões de animais (espero que você não queira carregar nenhuma dessas coisas);
  • Comidas e lanches servidos a bordo pelas companhias aéreas não podem ser trazidos pelos passageiros. Os itens devem ser consumidos apenas no avião, pois podem se deteriorar e causar problemas de saúde;
  • MORCEGOS!!!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Quais alimentos na mala você PODE levar

alimentos na mala - alimentos não perecíveis
Photo by Mehrad Vosoughi on Unsplash

Agora que você já sabe o que NÃO pode levar de alimentos na mala, eis aqui os produtinhos que estão liberados:

  • Café solúvel, torrado ou moído;
  • Azeites;
  • Produtos de origem vegetal industrializados, embalados a vácuo, enlatados, em salmoura e outros conservantes;
  • Chocolates – Esse vale conferir o post que fizemos sobre os melhores chocolates do mundo;
  • Erva-mate elaborada e embalada;
  • Pó para sorvetes e sobremesas, embalado;
  • Féculas embaladas;
  • Margarina e pasta de cacau;
  • Glicose e açúcar refinado e embalado;
  • Cigarros;
  • Bebidas em geral (chás, sucos e refrigerantes) em embalagens de até 100ml;
  • Vinhos podem circular livremente, mas o viajante deve observar o limite de 12 garrafas de uma mesma marca ou até 18 de fabricantes diferentes. Outras bebidas alcoólicas podem ser trazidas até um limite de 12 litros.
alimentos na mala - mala
Photo by Mehrad Vosoughi on Unsplash

Verifique as restrições de transporte para o seu destino

É sempre bom lembrar de antes de viajar, verificar se o seu país de destino permite o transporte dos produtos alimentícios que você planeja levar.

Essa informação pode ser encontrada no site oficial do governo do país de destino e você pode contar com a Egali para auxiliar você nisso com o nosso setor de suporte ao aluno, eles são especialistas no destino.

Ao retornar ao Brasil, fique atento aos alimentos proibidos de serem transportados para cá: todos perecíveis, como frutas, sementes, laticínios, plantas e carnes de qualquer espécie animal.

Em casos especiais, a autorização para portar alimentos proibidos deve ser solicitada com antecedência ao Ministério da Agricultura.

Viajar e voltar com os alimentos na mala

Eaí, anotou quais os alimentos na mala que você pode levar? Bom, agora é só levar essa lista com você e começar a arrumar tudo!

E se você ainda não começou o planejamento do seu intercâmbio, entre em contato com os nossos consultores clicando no balão abaixo:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório