O que você pode levar de alimentos na mala? Saiba aqui
Dicas

O que você pode levar de alimentos na mala? Saiba aqui

Atualizado em 31 de dezembro de 2020

Antes de começar, gostaria de anunciar que esse post é de utilidade pública! Afinal de contas, sempre vai ter aquele alimento que você não fica sem e só tem no lugar em que você vive. Assim como vão sempre existir alimentos no destino do seu intercâmbio que vão ganhar um lugar no seu coração e você vai querer fazer de tudo para levar um pouco com você na volta da sua viagem.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!

Tanto um quanto o outro provavelmente serão carregados na sua mala, mas será que você vai poder fazer isso? É exatamente isso que vamos responder hoje.

 

1. O que você NÃO pode levar na mala

alimentos na mala - vegetais
Photo by Iñigo De la Maza on Unsplash

É sempre bom começar com o que você NÃO pode levar para a sua viagem ou volta para casa. Assim, você já elimina aqueles alimentos que você até desconfiava que não podia levar na bagagem, não é mesmo?

Alimentos e outros produtos de origem animal e vegetal não podem ser trazidos na bagagem na volta de viagens internacionais, a menos que seja obtida com antecedência uma autorização especial. O principal objetivo da proibição é evitar a disseminação de pragas e doenças no país, porque todo cuidado é pouco! (imagina só soltar uma praga na cidade do seu intercâmbio? Credo, Deus me free)

Alguns países proíbem o transporte de produtos alimentares não industrializados e frescos no seu território. Mas não se preocupe, o café torrado e o chocolate estão totalmente liberados (olha que felicidade!). Outros produtos de origem vegetal com um grau de processamento maior como doces de frutas e farinha também podem ser levados na mala.

Os EUA ou a Austrália, por exemplo, não permitem a entrada da maioria das verduras, frutas, sementes e produtos de origem animal. Esses produtos também não podem ser levados para o território da União Europeia, caso sejam provenientes de países terceiros.

alimentos na mala - embutidos
Photo by Kyle Mackie on Unsplash

Viu só? Para fixar melhor quais alimentos você não pode levar na sua bagagem, fizemos uma listinha:

Alimentos proibidos na mala:

  • Carnes in natura ou industrializadas, como presunto, embutidos, enlatados e pescados
  • Leite e seus derivados, como queijos, doce de leite, iogurtes e manteigas, não podem entrar no país sem autorização do Ministério da Agricultura, pois podem colocar em risco a saúde da população e de rebanhos
  • Ovos ou outros alimentos não processados
  • Vegetais e frutas não podem ser trazidos de outros países, já que há possibilidade de conterem pragas ou estarem contaminados por alguma doença, o que pode causar danos à agricultura do país ou à saúde humana
  • Mel, cera e própolis
  • Mudas, sementes, hortaliças frescas, madeira e terra
  • Mesmo quando destinados à pesquisa, insetos, moluscos, bactérias e fungos não podem entrar no país sem certificação do Ministério da Agricultura
  • Agrotóxicos, produtos veterinários (soro, vacinas, medicamentos), sêmen e embriões de animais (espero que você não queira carregar nenhuma dessas coisas)
  • Comidas e lanches servidos a bordo pelas companhias aéreas não podem ser trazidos pelos passageiros. Os itens devem ser consumidos apenas no avião, pois podem se deteriorar e causar problemas de saúde.

2. O que você PODE levar na mala

alimentos na mala - alimentos não perecíveis
Photo by Mehrad Vosoughi on Unsplash

Agora que você já sabe o que NÃO pode levar de alimentos na mala, eis aqui os produtinhos que estão super liberados:

  • Café solúvel, torrado ou moído
  • Azeites
  • Produtos de origem vegetal industrializados, embalados a vácuo, enlatados, em salmoura e outros conservantes
  • Chocolates
  • Erva-mate elaborada e embalada
  • Pó para sorvetes e sobremesas, embalado
  • Féculas embaladas
  • Margarina e pasta de cacau
  • Glicose e açúcar refinado e embalado
  • Cigarros
  • Bebidas em geral (chás, sucos e refrigerantes) em embalagens de até 100ml
  • Vinhos podem circular livremente, mas o viajante deve observar o limite de 12 garrafas de uma mesma marca ou até 18 de fabricantes diferentes. Outras bebidas alcoólicas podem ser trazidas até um limite de 12 litros.
alimentos na mala - mala
Photo by Mehrad Vosoughi on Unsplash

E é sempre bom lembrar de antes de viajar, verificar se o seu país de destino permite o transporte dos produtos alimentícios que você planeja levar. Essa informação pode ser encontrada no site oficial do governo do país de destino.

Ao retornar ao Brasil, fique atento aos alimentos proibidos de serem transportados para cá: todos perecíveis, como frutas, sementes, laticínios, plantas e carnes de qualquer espécie animal.

Em casos especiais, a autorização para portar alimentos proibidos deve ser solicitada com antecedência ao Ministério da Agricultura.

 

Eaí, anotou quais os alimentos você pode levar na mala? Bom, agora é só levar essa lista com você e começar a arrumar tudo!

E se você ainda não comprou o seu intercâmbio, entre em contato com os nossos consultores aqui. Eles são especialistas em viagens e irão te ajudar nessa jornada!

  • annachies
    Por annachies Blogueira/Vlogueira que deseja conhecer o mundo todo. Acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível e fará de tudo para te convencer disso! Quer trocar uma ideia comigo? @annacchies (em todas as redes sociais)

Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório