A maior cratera do mundo: conheça ela e muitas outras neste post!
Curiosidades

Conheça a maior cratera do mundo neste post!

Atualizado em 07 de março de 2023

Podemos dizer que a Terra tem suas cicatrizes. Algumas causadas por meteoros, outras causadas pelo homem. E no post de hoje, você vai conhecer a maior cratera do mundo e outras depressões circulares tão profundas que podem ser vistas do espaço!

Confira a seguir:

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

1. Cratera de Vredefort | África do Sul

Começamos o post já falando qual é a maior cratera do mundo! O nome dela é Cratera de Vredefort, com 30 km de diâmetro e 2 bilhões de anos.

Considerada a mais antiga e maior cratera do mundo de impacto do planeta, ela fica localizada na África do Sul, em Vredefort. Estima-se que o meteoro que causou essa cratera tivesse entre 6 a 10 km de diâmetro e que a colisão dele com a Terra foi há 2,1 bilhões de anos com uma velocidade de 40.000 a 250.000 km/h.

Incrível, né?

Saiba maisMotivos para fazer seu intercâmbio na África do Sul

a maior cratera do mundo
Foto de Rohan Reddy na Unsplash

2. Mina Mir | Rússia

Russos, sempre sendo russos! A mina Mir é uma antiga mina de diamantes a céu aberto, agora inativa, localizada em Mirny, Sibéria Oriental, na Rússia. Ela tem 525 metros de profundidade e tem um diâmetro de 1.200 metros, e é o segundo maior buraco escavado no mundo, depois da mina de Bingham Canyon, que não é a maior cratera do mundo.

O espaço aéreo acima da mina está fechado para helicópteros por causa de incidentes em que foram aspirados pelo fluxo de ar descendente.

A mina Mir foi a primeira e a maior mina de diamantes na União Soviética. Sua operação na superfície durou 44 anos, encerrando em junho de 2001. Após o colapso da União Soviética, na década de 1990, a mina foi explorada pela empresa de diamantes Sakha, que registrou lucros anuais superiores a US $ 600 milhões na venda de diamantes.

Photo by Staselnik on Wiki Media

3. Mina Bingham Canyon | Estados Unidos

A Mina Bingham Canyon, também conhecida como a Mina de Cobre Kennecott, é uma operação de mineração a céu aberto extraindo um grande depósito de cobre pórfiro a sudoeste de Salt Lake City, Utah, EUA, nas Montanhas Oquirrh.

Uma curiosidade: às 9h30 do dia 10 abril de 2013, um deslizamento de terra ocorreu na mina. Um dia antes as operações de mineração foram encerradas.

Saiba mais: Cultura dos Estados Unidos: conheça alguns costumes dos americanos!

Photo by Eric Prado on Wiki Media

4. Cratera Gosses Bluff | Austrália

Já notaram que a Austrália está sempre presente nesses posts? Muitos acreditam que a Gosses Bluff seja a erosão remanescente de uma cratera de impacto. Localiza-se na parte sul do Território Norte, perto do centro da Austrália, cerca de 175 km a oeste de Alice Springs e cerca de 212 km ao nordeste de Uluru (Ayers Rock). Foi nomeado por Ernest Giles em 1872 em homenagem aos irmãos William e Henry Gosse, exploradores australianos.

A borda da cratera original foi estimada em cerca de 22 km de diâmetro, mas ela já foi erodida. A origem do impacto deste fenômeno topográfico foi proposta pela primeira vez na década de 1960, sendo a mais forte evidência proveniente da abundância de estilhaços remanescentes do impacto.

Saiba maisComo estudar e trabalhar na Austrália

Photo by Nick-D on Wiki Media

5. Mina Diavik Diamond | Canadá

Essa mina de diamante no Noroeste do Canadá é muito importante para a economia da região, já que emprega 700 pessoas, arrecadando $ 100 milhões de dólares canadenses em vendas e produção de aproximadamente 7,5 milhões de quilates (1,500 kg) de diamantes por ano.

A área foi levantada em 1992 e a construção começou em 2001, com produção iniciando em janeiro de 2003. A vida útil da mina deverá ser de 16 a 22 anos. Fica a cerca de 220 km ao sul do Círculo Polar Ártico. 

Saiba mais: Estudar e trabalhar no Canadá: saiba tudo sobre esse intercâmbio!

Photo by Planet Labs on Wiki Media

6. Cratera Meteor, Estados Unidos

A cratera “Meteor” é uma cratera formada pelo impacto de um meteorito, a aproximadamente 69 km ao leste de Flagstaff, perto de Winslow no deserto do Arizona no norte dos Estados Unidos. Este nome foi dado porque o Conselho dos Estados Unidos geralmente concede a fenômenos naturais o nome da estação de correio mais próxima (Meteor, no caso, o que é irônico, né?).

Uma das características interessantes da cratera é o seu contorno que lembra a forma de um quadrado, esse fato pode ter sido causado por juntas regionais pré-existentes (rachaduras) nos estratos, no local do impacto. Mas algumas pessoas preferem acreditar em versões mais extraterrestes.

A cratera é de propriedade privada da família Barringer através da Barringer Crater Company, proclamada “cratera de meteorito mais bem preservada na Terra”.

Viagens para os Estados Unidos saindo do Canadá

Photo by Jimmy Conover on Unsplash

7. Kimberley Big Hole | África do Sul

image016
Photo by Irene2005 on Wiki Media

Kimberley (cidade) é uma das mais ricas minas de diamantes do mundo, e ainda é considerada a capital da indústria de diamantes, sendo quase a maior cratera do mundo. Foi o centro da febre do diamante, no final do século 19, suas fundações começaram a ser escavadas em 1871, quando um diamante foi encontrado em uma pequena colina chamada Colesberg Koppie.

O povo enlouqueceu quando viu o objeto brilhante e apenas alguns meses mais tarde, mais de 30.000 homens estavam lá escavando.

Derrubaram a montanha e depois foram pra baixo da terra, numa profundidade de 1.100 metros para criar o que veio a ser conhecido simplesmente como o “Big Hole”.

8. Cratera Pingualuit | Canadá

No Canadá até os buracos são bonitos. Frase estranha, mas verdadeira. A cratera Pingualuit está localizada na Península Ungava de Quebec, no Canadá. Ela mede 3.44 km em diâmetro.

À 267 m de profundidade o lago Pingualuk preenche a depressão, e é um dos mais profundos lagos da América do Norte. O lago também detém uma das mais puras águas doces do mundo.

O lago não tem entradas ou saídas aparentes, então a água da chuva e da neve se acumula e só se perde por evaporação. Em termos de transparência, é um dos lagos mais transparentes do mundo, com o Disco de Secchi (ferramenta para medir a transparência da água) visível mais de 35 m de profundidade.

Photo by Lkovac on Wiki Media

9. Cratera Tswaing | África do Sul

Tswaing é uma cratera de impacto na África do Sul. Ela tem 1,13 quilômetros de diâmetro e 100 m de profundidade. Acredita-se que o impacto tenha sido causado por um condrito ou meteorito pedregoso com cerca de 30 a 50 m de diâmetro que foi vaporizado durante o impacto.

O nome Tswaing significa “Lugar do Sal” em Tswana, e a cratera também era conhecida anteriormente em Inglês como “cratera Pretoria Saltpan” e em africânes como “Soutpankrater”. A água na cratera vem de fontes superficiais, águas subterrâneas e águas de chuva, e é rica em carbonatos dissolvidos e cloretos de sódio. Tswaing está atualmente na lista provisória para ser considerada como Patrimônio da Humanidade.

Photo by Hp.Baumeler on Wiki Media

10. Cratera Wolfe Creek | Austrália

A Wolfe Creek é uma cratera de impacto de meteoritos bem preservada na Austrália Ocidental. Ela é acessada através da Estrada Tanami, 150 km ao sul da cidade de Halls Creek.

A cratera mede cerca de 875 metros de diâmetro, 60 metros do anel até o atual chão da cratera, e estima-se que o meteorito que a formou tinha uma massa de cerca de 50.000 toneladas. Um pequeno número de meteoritos de ferro foi encontrado nas proximidades da cratera, bem como os chamados “bolas-xisto”, objetos arredondados feitos de óxido de ferro, alguns pesando até 250 kg

Photo by Happy Little Nomad on Wiki Media

E aí? Gostou de conhecer a maior cratera do mundo?

Você sabia que diversos desses programas podem ser feitos durante seu programa de intercâmbio com a Egali. Isso mesmo, a Egali possui diversos destinos e vários que citamos acima estão entre eles. Converse agora mesmo com um de nossos especialistas clicando no botão abaixo e tirando todas as suas dúvidas, sem custo ou compromisso!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

E se você tem vontade de conhecer mais sobre intercâmbio, não deixe de conhecer posts em nosso blog como:

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório