Intercambista em Dublin - 7 coisas você precisa saber - Egali Intercâmbio
Documentações e visto
Irlanda

Intercambista em Dublin – 7 coisas você precisa saber

Atualizado em 22 de setembro de 2023

Pensando em fazer um intercâmbio na Irlanda e ainda tem dúvidas sobre como você deve se preparar? Então, este post é para você, saiba a seguir quais as 7 principais coisas que todo intercambista em Dublin deve ter para fazer que sua viagem seja inesquecível e sem preocupações.

Ao longo desse post, iremos indicar alguns outras publicações mais completas sobre alguns tópicos que abordaremos, caso você queira saber mais detalhes sobre algum assunto, basta clicar no balão vermelho ao fim do tópico.

Saiba tudo sobre o intercâmbio na Irlanda falando com nossa equipe

7 coisas que todo intercambista em Dublin precisa saber

Intercambistas têm a incrível oportunidade de mergulhar em uma nova cultura, aprimorar suas habilidades linguísticas e expandir seus horizontes em Dublin, a capital da Irlanda. Neste blog, exploraremos sete aspectos fundamentais que ajudarão intercambistas a tirar o máximo proveito de sua experiência na cidade. De dicas práticas sobre moradia e transporte até insights culturais para se conectar com os locais, nosso objetivo é equipá-los com o conhecimento necessário para tornar sua estadia memorável e enriquecedora.

Onde comprar chip de celular na Irlanda

Assim que você chegar, será um intercambista em Dublin e precisará ter um chip de celular, nem que seja para ter acesso aos serviços de pacotes de internet. Além disso, ter um número para colocar como contato telefônico é indispensável para a escola, o registro da imigração, conta em banco e para outra obrigações/burocracias que aparecerão nos primeiros dias.

Você tem algumas opções para adquirir o chip de celular:

  • No Brasil: a melhor forma de adquirir o chip de celular e sair do Brasil já com a segurança de ter um número internacional é comprando online pela internet.
  • Operadoras no aeroporto: existem alguns pacotes que você pode adquirir diretamente no aeroporto quando você chegar na Irlanda. Não é necessário ser um cidadão europeu para realizar a compra. Existem pacotes super em conta que darão conta do seu uso de internet, além disso a Irlanda conta com diversos locais com Wi-fi que podem ser muito bem utilizados.
intercambista em Dublin
Photo by Rodion Kutsaev on Unsplash

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Carteirinha de estudante

Além de ser um documento de identificação, a carteirinha de estudante também pode funcionar como um cartão de transporte público, chamado de Leap Student Travel Card, que será essencial caso você seja um intercambista em Dublin que dependa apenas de ônibus ou trem. Com esse cartão, você vai garantir o seu desconte nas recargas dos bilhetes.

Outra vantagem de ter essa carteirinha é a de conseguir preços especiais em cinemas e em lojas parceiras. Para fazer esse registro, você precisará ter a carta da escola e ir até o prédio da Trinity College Dublin, em Dublin 2. Então, você precisa preencher um formulário, pagar uma taxa de aproximadamente 15 euros e fazer uma foto. O documento fica pronto na hora.

Há mais de uma forma para adquirir o Leap Card e você pode conferir em nosso conteúdo completo sobre o transporte em Dublin clicando aqui.

egali-intercambio-7-coisas-que-todo-intercambista-em-dublin-precisa-ter-02

Dublin Bikes

Se você for morar na região central de Dublin, você vai querer utilizar as bicicletas do Dublin Bikes. Esse projeto funciona da seguinte maneira: você faz um cadastro anual de 20 euros, que pode se pago com cartão de crédito ou por débito em conta.

Durante a validade da sua inscrição, você poderá usar a bicicleta quantas vezes quiser. A restrição é feita por tempo de uso, se você exceder a primeira meia hora sem renovar em uma das estações, uma pequena taxa em centavos de euro será cobrada.

Photo by Pascal Müller on Unsplash

Para saber mais sobre os aplicativos que vão facilitar sua vida em Dublin, basta clicar no balão abaixo:

8 aplicativos que vão facilitar sua vida em Dublin

Como abrir conta em banco na Irlanda

A Irlanda possui dois principais bancos para abrir uma conta de estudante, o Bank of Ireland e o Allied Irish Banks (AIB). Geralmente, os documentos necessários para a abertura da conta são o passaporte, um comprovante de endereço e uma carta da instituição de ensino com comprovante de pagamento. Após o cadastro, seu cartão e sua senha virão cerca de uma semana depois.

Você pode optar por um dos inúmeros serviços que a Egali oferece para deixar o seu intercâmbio completo que é a abertura da conta irlandesa antes mesmo do seu embarque, para saber mais clique aqui.

Photo by Cory Woodward on Unsplash

Para saber mais sobre a comprovação financeira do visto na Irlanda, basta clicar no balão abaixo:

Como fazer a comprovação financeira do visto da Irlanda?

GNIB

O intercambista em Dublin deve fazer seu registro na imigração e retirar o cartão GNIB (o visto) é a oficialização do seu intercâmbio. Esse documento será essencial para garantir a sua entrada na Irlanda cada vez que você for sair do país para uma viagem.

Para começar o seu processo de visto irlandês é importante que você conheça nosso conteúdo completo sobre o documento. Clique abaixo e conheça como fazer o visto irlandês em 6 passos:

Como fazer o visto de estudante para a Irlanda

egali-intercambio-7-coisas-que-todo-intercambista-em-dublin-precisa-ter-07

Mais sobre o GNIB e dicas sobre currículo na Irlanda

PPS Number

O Personal Public Service Number (PPS Number) é o registro de trabalhadores na Irlanda. Esse cartão é emitido com a apresentação de uma carta da empresa que está oferecendo uma vaga de trabalho para você.

O cartão PPS funciona se fosse uma carteira de trabalho. Lembre-se que na Irlanda apenas estudantes que ficam no país por mais de 6 meses têm o direito de trabalhar meio período durante os meses de aula e 40 horas semanais no fim de ano ou nos meses de maio a agosto.

egali-intercambio-7-coisas-que-todo-intercambista-em-dublin-precisa-ter-06

Para saber mais sobre a comprovação financeira do visto na Irlanda, basta clicar no balão abaixo:

Dicas sobre o PPS

Registros de moradia

Se você que é intercambista em Dublin optar por compartilhar casa ou alugar uma por conta própria, precisará de um registro no contrato de locação. Muita gente pensa que ao alugar um quarto em residências com pessoas já estabelecidas no endereço não precisa passar por isso.

No entanto, ter o nome no contrato é fundamental para legalizar sua situação no país e evitar golpes e complicações futuras.

Informe o locador que você também está na casa e que precisa do seu nome no contrato. Caso o locador não seja informado da sua presença, ele tem direito de pedir para você (e todos os outros moradores) deixarem a casa.

Tenha certeza de que você entendeu todas as informações sobre:

  • O contrato sobre valor do aluguel;
  • Depósito (dinheiro que só será devolvido quando você deixar a propriedade);
  • Qual o dia do pagamento;
  • O que está incluso no preço do aluguel; e
  • Quais as demais taxas (energia, internet) que os moradores devem pagar.

É preciso ter um registro com uma companhia fornecedora de energia (e gás na maioria das propriedades).

egali-intercambio-7-coisas-que-todo-intercambista-em-dublin-precisa-ter-08

Torne-se intercambista em Dublin

Eaí preparado para ser um intercambista em Dublin? Caso você tenha alguma dúvida ou precisar de algum auxílio enquanto estiver no intercâmbio, não deixe de entrar em contato com a nossa Base Egali em Dublin.

E se você ainda não pediu o seu orçamento personalizado, cadastre seus dados e comece o planejamento do seu intercâmbio agora mesmo.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com você.

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório