6 hábitos que podemos aprender com os estrangeiros - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

6 hábitos que podemos aprender com os estrangeiros

Atualizado em 13 de janeiro de 2023

Não é difícil num papo entre intercambistas rolar aquelas comparações que começam geralmente com um “lá fora é muito diferente” ou “isso nunca aconteceria por lá…” As vantagens de morar no exterior são evidentes. Mais segurança, melhores oportunidades, mais respeito às regras que deveriam ser básicas numa sociedade e etc. Por isso, reunimos nesse post hábitos que podemos aprender com os estrangeiros.

Mas, como intercambistas, não devemos apenas apontar o que é melhor lá. É nosso dever trazer o que aprendemos lá para inserir na nossa cultura. Afinal, não é esse o objetivo de troca de conhecimento? Vamos ver!

 Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

1. Café da manhã reforçado

Isso é muito comum, principalmente em países com a cultura inglesa. A primeira refeição do dia é sempre valorizada. Nesses lugares, a mesa é recheada de opções como fatias de pão, bacon, salsichas fritas ou grelhadas, ovos, morcela preta e branca, feijão com molho de tomate, batata e cogumelos.

Claro, nem tudo isso é saudável, mas a ideia de um café da manhã reforçado é muito indicada por nutricionistas. Isso ajuda a começar bem o dia, com mais disposição, pois esse é o momento certo de carregar as energias!

Photo by Chelle McCann on Unsplash

Quem já foi (ou é) intercambista sabe: tomar um café da manhã bem reforçado ajuda a aproveitar melhor o dia, principalmente porque dificilmente há tempo para pausas para lanchinhos. E como intercâmbio exige mais da gente, principalmente caminhadas, quanto mais energia logo cedo, melhor.

2. Respeito no trânsito

Em Dublin, andei de bicicleta entre os carros (pois a ciclovia vai para o meio da rua, é bizarro mas funciona) e sempre fui respeitado. Em Sydney, notei que as pessoas nunca atravessavam a rua se o sinal estivesse aberto para carros, mesmo que não houvessem carros, depois descobri que há uma multa pesada para quem atravessa. Lá o trânsito é feito para não haver congestionamento, por isso o pedestre deve ter paciência – nada difícil de alcançar em um lugar tão especial como aquele.

Em Berlim as pessoas só atravessam na faixa. E ainda chamavam atenção de quem não fazia o mesmo.

Photo by Randy Tarampi on Unsplash

São vários casos e uma única verdade: as coisas funcionam quando as pessoas estão dispostas a fazerem elas funcionarem.

3. Balada cedo

No exterior, as pessoas vão cedo para a balada para voltar cedo. Se você parar para pensar, é algo que faz muito sentido. No Brasil costumamos sair perto da meia-noite; lá, essa é quase a hora de voltar.

Às 2h, no máximo 3h, as pessoas já estão descansando (ou não) em suas casas e provavelmente terão um dia seguinte mais tranquilo…

Photo by Enis Yavuz on Unsplash

4. O lado certo na escada rolante

Em muitos lugares há uma regra muito simples na escada rolante: quem está de boa fica na direita, quem está com pressa sobe pela esquerda. Pode ser algo bobo, mas com certeza evita muito estresse no dia a dia.

É ruim quando você está atrasado e é impedido de andar um pouco mais rápido. Também não é nada legal estar tranquilo e ser esbarrado por um apressado fazendo zig zag entre as pessoas.

É algo que podemos facilmente trazer para a nossa cultura.

Photo by Teemu Laukkarinen on Unsplash

5 . Se importe menos com roupas

Um dia eu estava esperando o ônibus em Sydney e vi uma pessoa de pijama. Claro que meu instinto natural foi achar estranho. Depois notei que só eu estava olhando aquela pessoa, ninguém mais se importava com o que ela vestia ou deixava de vestir. E isso é um hábito muito comum no exterior: cada um cuida de si.

Photo by Aliya Amangeldi on Unsplash

6. O hábito da pontualidade

Nunca esqueço de uma situação. Éramos basicamente um grupo de brasileiros visitando Paris e contratamos um passeio noturno pela cidade. Umas meninas se atrasaram 5 minutos. Ninguém esperou por elas.

Photo by Kjartan Einarsson on Unsplash

No exterior eles levam muito a sério a pontualidade e a partir do momento em que você não está no lugar marcado na hora combinada, você perde credibilidade. Como se um contrato fosse quebrado.

Se o guia do grupo esperasse mais 5 minutos, ele desrespeitaria quem estava ali na hora. Fez certo.

 Clique aqui para falar com um de nossos especialistas em intercâmbio!

Como podem ver, todos hábitos citados são muito fáceis de serem executados. Tornar isso um hábito é mais difícil. Exige insistência e a compreensão de que provavelmente você fará isso sozinho por algum tempo. Mas se esses hábitos te cativaram tanto, a ponto de você admirar a cultura estrangeira, porque você não pode cativar as pessoas na sua volta a fazer o mesmo?

É assim mesmo, uma construção lenta, feita aos poucos.

Você também pode se interessar…

Hábitos brasileiros que você NÃO deve manter no exterior

Você ficou com alguma dúvida?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório