22 curiosidades sobre Londres - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio
Inglaterra

22 curiosidades sobre Londres

Atualizado em 15 de setembro de 2017

Londres é um dos destinos mais procurados pelos futuros intercambistas. E não é a toa, simplesmente tudo acontece em Londres, desde coisas relacionadas a esportes até coisas relacionadas à moda e à musica. A cidade é realmente uma capital muito cultural.

Por isso separamos algumas curiosidades, que você provavelmente não sabia sobre a capital da Inglaterra. Vamos conferir?

 

22 curiosidades sobre Londres

 

1. London Eye

A London Eye foi criada pela British Airways no ano 2000 para homenagear a virada do milênio. Ela tem a capacidade máxima de 800 pessoas, divididas em 32 cápsulas, cada uma com a capacidade de 25 pessoas.

Uma prova de que os ingleses são supersticiosos é que as capsulas foram numeradas de 1 a 33, com o número 13 ficando de fora da contagem.

 

2. Big Ben

Você também pensava que o nome do relógio da torre do Palácio de Westminster era Big Ben? Pois, na verdade, esse é o nome do sino da torre (que atualmente está passando por uma reforma e vai ficar sem tocar por 4 anos).

egali-intercambio-22-curiosidades-sobre-londres-01

 

3. Keep Calm

Quer saber de onde surgiu o cartaz “Keep Calm and Carry On”? Ele foi uma ideia do ministério da informação para “motivar” a população inglesa em meio ao caos da guerra.

Ele é o terceiro da série de três cartazes com frases motivacionais, os outros dois diziam “Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory” (Sua Corage, Sua Alegria, Sua Determinação nos trarão a vitória) e “Freedom is in Peril, defend it with all your might” (A liberdade está em perigo, defenda-a com toda sua força).

 

4. To the left, to the right

Em Londres, o volante do carro fica do lado direito, e os veículos trafegam pela esquerda, certo? Não na Savoy Court, em frente ao tradicional Hotel Savoy.

Esse é, por lei, o único lugar em Londres onde o correto é trafegar pela direita.

egali-intercambio-22-curiosidades-sobre-londres-02

 

5. Origem do nome

O nome da Inglaterra deriva da palavra “Englaland” (England), cujo significado é “Terra dos Anglos”.  Os anglos, tribo germânica, ocuparam e colonizaram a região da atual Inglaterra após a queda do Império Romano do Ocidente no século V.

Já o nome de sua capital é derivado do Rei Lud, que controlava a área londrina antes da invasão romana no ano 43.

 

6. Cidade dos shows

Em Londres acontecem mais de 17.000 shows por ano, em mais de 300 localidades diferentes. São muitas atrações!

egali-intercambio-22-curiosidades-sobre-londres-03

 

7. Importância cultural

Dentre a lista de 10 museus e galerias mais famosas do mundo, três estão localizados em Londres, juntamente com mais 857 galerias de artes espalhadas pela cidade.

Além disso, a cidade possui quatro monumentos tombados pela UNESCO: a Tower of London, Maritime Greenwich, Westminster Palace (que inclui Westminster Abbey e Saint Margaret’s Church) e o Royal Botanic Gardens.

 

8. Metrô

O Metrô de Londres foi criado em 1863, na época com seis quilômetros de extensão. Sendo o mais antigo do mundo, o de Budapeste é o segundo mais antigo, com o de Paris sendo o terceiro do ranking.

Mais de 80 mil guarda-chuvas são perdidos todos os anos no metrô londrino. Além disso, desde 1863, 3 mulheres já deram à luz em estações do Underground.

egali-intercambio-22-curiosidades-sobre-londres-04

 

9. Velocidade dos carros

A velocidade média dos carros no centro de Londres é de 16 km/h, a mesma velocidade das carruagens 100 anos atrás.

 

10. Muitos livros!

Existem 395 bibliotecas em Londres, que, juntas, somam milhões de livros. Lá também existem mais de 900 livrarias.

egali-intercambio-22-curiosidades-sobre-londres-05

 

11. Culinária britânica

Pudim de Yorkshire, muffins, purê de batatas e salsichas, bolo Eccles e torta de maçã estão entre os pratos típicos dos londrinos.

 

12. Duas cidades em uma

Londres, na verdade, é a união de duas cidades: Londres e Westminster.

egali-intercambio-22-curiosidades-sobre-londres-06

 

13. Folga para visitas

Palácio de Buckingham,  onde mora a Rainha da Inglaterra, fica aberto para visitação somente nos meses de agosto e setembro. Meses em que ela tira uma folguinha e faz sua viagem anual para a Escócia.

 

14. Limpeza top

Quem olha o Rio Tâmisa hoje em dia, nem imagina que antigamente o rio era conhecido como O Grande Fedor. Depois de o forte cheiro invadir o prédio do Parlamente Inglês, impossibilitando todos de trabalhar, um grande processo de limpeza do rio foi implementado.

Atualmente, o Tâmisa é um afluentes em perímetros urbanos mais limpos e bem tratados do mundo todo.

egali-intercambio-22-curiosidades-sobre-londres-07

 

15. Sem anúncios

A proibição de anúncios imposta pela Prefeitura de Londres levou muitas empresas a buscarem uma alternativa na hora de expor as suas marcas. No prédio da OXO Tower, criaram três conjuntos de janelas no topo, em formato de círculos e um “xis”. Assim, podendo ser vista a distância.

 

16. Multicultural

mais línguas sendo faladas em Londres do que em qualquer outra cidade do mundo.

egali-intercambio-22-curiosidades-sobre-londres-08

 

17. Londres acessível

Todos os ônibus da cidade têm rampa para cadeira de rodas. Além disso, eles também contam com espaço para malas e carrinhos de bebê. É possível que quem já tenha visitado Londres não tenha visto essa rampa abrir, mas é maravilhoso saber que um deficiente físico pode sair de casa sozinho, pegar o ônibus e ir para onde quiser.

Os ônibus também abaixam a rampa para pessoas com dificuldade de caminhar.

 

18. Self-service

Uma tendência natural aqui na Inglaterra é NÃO ter ninguém para fazer as coisas por você. Você faz suas compras e você mesmo passa tudo no caixa, empacota e paga.

As pessoas de lá estão acostumadas a fazerem tudo por si e sozinhas, e seguindo essa linha, os supermercados, livrarias, farmácias estão adotando cada vez mais o caixa de self checkout.

egali-intercambio-22-curiosidades-sobre-londres-09

 

19. Sempre é uma boa hora para ir ao pub

Não existe culpa e não é politicamente incorreto tomar uma cerveja no pub mais próximo e depois voltar ao trabalho. Faz parte da vida londrina.

Inclusive, também é comum comemorar o aniversário no pub e chamar os colegas de trabalho (e o chefe) na hora do almoço para tomar aquela ceva. Super normal.

 

20. Paixão nacional

A Inglaterra é considerada o país berço do futebol. Além do futebol, os ingleses criaram o cricket, badminton, tênis, hockey de campo, rugby e tênis de mesa.

Mas a paixão dos ingleses pelo futebol é tão grande que eles torcem pelo time do bairro onde cresceram, mesmo que este time seja o equivalente ao XV de Piracicaba. Por isso todos os jogos, de todas as divisões, vivem cheios e conseguir um ingresso para o jogo de futebol é muito difícil, principalmente para os mais populares!

egali-intercambio-22-curiosidades-sobre-londres-10

 

21. Religião

A maior parte da população inglesa é cristã, sendo que a Igreja Anglicana é a igreja cristã oficial da Inglaterra. Porém, uma das datas mais importantes da Inglaterra é o dia 11 de abril, que o dia de São Jorge, santo católico, que é o padroeiro da Inglaterra.

 

22. Proibida a entrada de rainhas

Existe um lugar que a rainha não pode entrar em Londres? Sim!

Ela não pode entrar na Câmara dos Comuns, no Parlamento. Sua entrada só é aceita dentro da Câmara dos Lordes.

egali-intercambio-22-curiosidades-sobre-londres-11

Eaí, gostou das curiosidades? Tem mais alguma que ficou faltando? Conta pra gente!

E se você ficou morrendo de vontade conhecer Londres, converse com um de nossos consultores aqui e faça um intercâmbio para lá!

  • Por
Olá! Posso Ajudar?