22 curiosidades sobre Londres - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio
Inglaterra

22 curiosidades sobre Londres

Atualizado em 22 de setembro de 2022

Londres é um dos destinos mais procurados pelos futuros intercambistas. E não é a toa, simplesmente tudo acontece em Londres, desde eventos esportivos até grandes show de arte e música. Por isso separamos algumas curiosidades sobre Londres e que você provavelmente não sabia sobre a capital da Inglaterra. Vamos conferir? 

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

22 curiosidades sobre Londres

Sabemos que a cidade é realmente uma capital muito cultural, então você irá encontrar curiosidades de diversos tipos: desde grandes monumentos já conhecidos com aquela pitada de novidade, até coisas absurdamente novas que você nunca iria imaginar. 

 

E aí?! Pronto(a) para descobrir tudo sobre Londres? 💙😮

 

London Eye

A London Eye foi criada pela British Airways no ano 2000 para homenagear a virada do milênio. Ela tem a capacidade máxima de 800 pessoas, divididas em 32 cápsulas, cada uma com a capacidade de 25 pessoas.

E aqui vai a primeira curiosidade: Os ingleses são muito supersticiosos, uma prova disso é que as cápsulas foram numeradas de 1 a 33, com o número 13 ficando de fora da contagem.

curiosidades sobre londres
Photo by Pablo Martinez on Unsplash

 

Big Ben

Você também pensava que o nome do relógio da torre do Palácio de Westminster era Big Ben? É, todo mundo pensa.

 

Na verdade, esse é o nome do sino da torre que passou por uma reforma nos últimos anos e está deslumbrante, renovada e só esperando você para tirar aquela foto linda com ela de fundo.

Photo by Marcin Nowak on Unsplash

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Keep Calm

Quer saber de onde surgiu o cartaz “Keep Calm and Carry On”? Ele foi uma ideia do ministério da informação para “motivar” a população inglesa em meio ao caos da guerra.

Ele é o terceiro da série de três cartazes com frases motivacionais, os outros dois diziam “Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory” (Sua Corage, Sua Alegria, Sua Determinação nos trarão a vitória) e “Freedom is in Peril, defend it with all your might” (A liberdade está em perigo, defenda-a com toda sua força).

curiosidades em londres
Photo by WanderLabs on Unsplash

To the left, to the right

Em Londres, o volante do carro fica do lado direito, e os veículos trafegam pela esquerda, certo? Não na Savoy Court, em frente ao tradicional Hotel Savoy.

Esse é, por lei, o único lugar em Londres onde o correto é trafegar pela direita.

curiosidades sobre londres
Photo by Joseph Chan on Unsplash

Origem do nome

O nome da Inglaterra deriva da palavra “Englaland” (England), cujo significado é “Terra dos Anglos”.  Os anglos, tribo germânica, ocuparam e colonizaram a região da atual Inglaterra após a queda do Império Romano do Ocidente no século V.

Já o nome de sua capital é derivado do Rei Lud, que controlava a área londrina antes da invasão romana no ano 43.

 

Cidade dos shows

Em Londres acontecem mais de 17.000 shows por ano, em mais de 300 localidades diferentes. São muitas atrações!

Photo by Ian on Wikimedia

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Importância cultural

Dentre a lista de 10 museus e galerias mais famosas do mundo, três estão localizados em Londres, juntamente com mais 857 galerias de artes espalhadas pela cidade.

Além disso, a cidade possui quatro monumentos tombados pela UNESCO: a Tower of London, Maritime Greenwich, Westminster Palace (que inclui Westminster Abbey e Saint Margaret’s Church) e o Royal Botanic Gardens.

curiosidades em londres
Photo by Paul Rigby on Unsplash

Metrô

O Metrô de Londres foi criado em 1863, na época com seis quilômetros de extensão. Sendo o mais antigo do mundo, o de Budapeste é o segundo mais antigo, com o de Paris sendo o terceiro do ranking.

Mais de 80 mil guarda-chuvas são perdidos todos os anos no metrô londrino. Além disso, desde 1863, 3 mulheres já deram à luz em estações do Underground.

curiosidades em londres
Photo by Sunil060902 on Wikimedia

 

Velocidade dos carros

A velocidade média dos carros no centro de Londres é de 16 km/h, a mesma velocidade das carruagens 100 anos atrás.

curiosidades em londres
Photo by Randy Fath on Unsplash

Muitos livros!

Existem 395 bibliotecas em Londres, que, juntas, somam milhões de livros. Lá também existem mais de 900 livrarias. Se você curte bibliotecas ao redor do mundo confira nosso post sobre as bibliotecas mais lindos do mundo!

curiosidades em londres
Photo by by Junho Jung on Wikimedia

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Culinária britânica

Pudim de Yorkshire, muffins, purê de batatas e salsichas, bolo Eccles e torta de maçã estão entre os pratos típicos dos londrinos.

curiosidades em londres
Photo by Didi Miam on Unsplash

Duas cidades em uma

Londres, na verdade, é a união de duas cidades: Londres e Westminster.

 

curiosidades em londres
Photo by Henry Be on Unsplash

 

Folga para visitas

Palácio de Buckingham, onde mora a Rainha da Inglaterra, fica aberto para visitação somente nos meses de agosto e setembro. Meses em que ela tira uma folguinha e faz sua viagem anual para a Escócia.

curiosidades em londres
Photo by Mark de Jong on Unsplash

Limpeza top

Quem olha o Rio Tâmisa hoje em dia, nem imagina que antigamente o rio era conhecido como O Grande Fedor. Depois de o forte cheiro invadir o prédio do Parlamento Inglês, impossibilitando todos de trabalhar, um grande processo de limpeza do rio foi implementado.

Atualmente, o Tâmisa é um afluente em perímetros urbanos mais limpos e bem tratados do mundo todo.

curiosidades em londres
Photo by Arkadiusz Radek on Unsplash

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Sem anúncios

A proibição de anúncios imposta pela Prefeitura de Londres levou muitas empresas a buscarem uma alternativa na hora de expor as suas marcas. No prédio da OXO Tower, criaram três conjuntos de janelas no topo, em formato de círculos e um “xis”. Assim, podendo ser vista a distância.

curiosidades em londres
Photo by imagenation.jpeg on Unsplash

Multicultural

mais línguas sendo faladas em Londres do que em qualquer outra cidade do mundo.

curiosidades sobre londres

 

Londres acessível

Todos os ônibus da cidade têm rampa para cadeira de rodas. Além disso, eles também contam com espaço para malas e carrinhos de bebê. É possível que quem já tenha visitado Londres não tenha visto essa rampa abrir, mas é maravilhoso saber que um deficiente físico pode sair de casa sozinho, pegar o ônibus e ir para onde quiser.

Os ônibus também abaixam a rampa para pessoas com dificuldade de caminhar.

 

Self-service

Uma tendência natural aqui na Inglaterra é NÃO ter ninguém para fazer as coisas por você. Você faz suas compras e você mesmo passa tudo no caixa, empacota e paga.

As pessoas de lá estão acostumadas a fazerem tudo por si e sozinhas, e seguindo essa linha, os supermercados, livrarias, farmácias estão adotando cada vez mais o caixa de self checkout.

curiosidades em londres
Photo by Libraries Team on Wikimedia

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Sempre é uma boa hora para ir ao pub

Não existe culpa e não é politicamente incorreto tomar uma cerveja no pub mais próximo e depois voltar ao trabalho. Faz parte da vida londrina.

Inclusive, também é comum comemorar o aniversário no pub e chamar os colegas de trabalho (e o chefe) na hora do almoço para tomar aquela ceva. Super normal e você pode conferir nosso post sobre os bares em Londres!

 

Paixão nacional

A Inglaterra é considerada o país berço do futebol. Além do futebol, os ingleses criaram o cricket, badminton, tênis, hockey de campo, rugby e tênis de mesa.

Mas a paixão dos ingleses pelo futebol é tão grande que eles torcem pelo time do bairro onde cresceram, mesmo que este time seja o equivalente ao XV de Piracicaba. Por isso todos os jogos, de todas as divisões, vivem cheios e conseguir um ingresso para o jogo de futebol é muito difícil, principalmente para os mais populares!

curiosidades em londres
Photo by Matt Taylor on Flickr

 

Religião

A maior parte da população inglesa é cristã, sendo que a Igreja Anglicana é a igreja cristã oficial da Inglaterra. Porém, uma das datas mais importantes da Inglaterra é o dia 11 de abril, que o dia de São Jorge, santo católico, que é o padroeiro da Inglaterra.

 

Proibida a entrada de rainhas

Existe um lugar que a rainha não pode entrar em Londres? Sim!

Ela não pode entrar na Câmara dos Comuns, no Parlamento. Sua entrada só é aceita dentro da Câmara dos Lordes.

curiosidades em londres
Photo by UK Parliament on Flickr

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Eaí, gostou das curiosidades? Tem mais alguma que ficou faltando? Conta pra gente!

E se você ficou morrendo de vontade conhecer Londres, converse com um de nossos consultores aqui e faça um intercâmbio para lá!

  • Aline Gomes
    Por Aline Gomes Soy una brasileña apasionada por todo los temas de viajes, los idiomas, la gente, la música y el baile. Creo que las personas son conectadas por sus historias. Si quieren saber más de mí, pueden encontrarme aquí -> @aliensemog


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório