Magia Cinematográfica: Filmes Gravados na Nova Zelândia - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio
Nova Zelândia

Magia Cinematográfica: Filmes Gravados na Nova Zelândia

Atualizado em 15 de junho de 2023

Mesmo sendo mais conhecida por ser cenário de filmes como O Senhor dos Anéis e O Hobbit, os filmes gravados na Nova Zelândia estão cada vez ganhando mais espaço nas produções cinematográficas. Os gêneros de filmes gravados por lá variam, vão desde o terror até os mais sérios, baseados em fatos reais.

Porém, uma coisa é certa: as paisagens que servem como pano de fundo para as filmagens são sempre incríveis. E, se você está pensando em ir para lá (ou já está com seu intercâmbio marcado😊), com certeza, não irá se arrepender de assistir pelo menos a um desses filmes!

Vamos conferir a lista?

Filmes gravados na Nova Zelândia
Image by Bernd Hildebrandt from Pixabay

10 filmes para ver antes de ir para a Nova Zelândia

A indústria cinematográfica tem o poder de transportar os espectadores para mundos mágicos e emocionantes. Enquanto alguns filmes são produzidos em estúdios de Hollywood, outros escolhem locações exóticas que adicionam um toque especial às suas histórias.

Um desses destinos cinematográficos é a bela Nova Zelândia, com suas paisagens deslumbrantes e variadas. Neste artigo, vamos explorar a rica tradição de filmes gravados na Nova Zelândia, revelando como essa terra encantadora se tornou um cenário popular para produções cinematográficas de renome mundial.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

1. The Dead Lands (2014)

O filme se passa numa época em que as guerras entre diferentes tribos maoris na Ilha Norte eram frequentes, antes da chegada dos europeus à Nova Zelândia. Sua história fala sobre Hongi, um guerreiro maori que presenciou a traição e o massacre de sua tribo.

Para vingar a morte de seu pai e levar paz para as almas de seus entes queridos, ele precisa atravessar uma região assombrada e forjar uma aliança com seu misterioso líder.

Por que assistir: É um ótimo filme para entender como eram as relações entre as tribos maoris e como era a Nova Zelândia antes da chegada dos europeus.

2. O Piano (1993)

Indicado ao Oscar de melhor filme em 1994, O Piano conta a história de Ada McGrath, uma mulher muda, sua filha e seu premiado piano. Eles são mandados para a Nova Zelândia, no século XIX, para um casamento arranjado.

Chegando ao país, o futuro marido de Ada se recusa a carregar o piano. Porém, um morador local adquire o instrumento e promete devolvê-lo caso a pianista o ensine a tocar. A partir disso, nasce um romance que cria um escândalo na sociedade neozelandesa ainda em formação.

Por que assistir: O filme se passa logo após o Tratado de Waitangi, quando a relação entre ingleses e maoris foi estabelecida. Então, é legal de ver como as cidades neozelandesas estavam sendo estruturas com a chegada em massa dos europeus.

3. Almas Gêmeas (1994)

Tendo a Christchurch dos anos 50 como pano de fundo, Almas Gêmeas é um filme baseado numa história real de um crime cometido por duas adolescentes, Juliet e Pauline. As duas se conhecem no colégio e durante dois anos elas ficam inseparáveis.

Porém, Juliet fica doente e é internada, enquanto Pauline é acusada de homossexualidade, e isso faz com que seus pais proíbam a amizade. As meninas planejam fugir, mas não conseguem, então, Pauline decide matar a mãe, mas o crime é descoberto e elas são presas.

Por que assistir: O longa é um dos primeiro filmes de Peter Jackson, diretor de O Senhor do Anéis e O Hobbit. Além disso, ele mostra como era a vida nos anos 50 da segunda maior cidade do país e fala sobre um caso que chocou toda a Nova Zelândia e é comentado até hoje.

4.  Goodbye Pork Pie (1981)

Filmado no fim dos anos 70, Goodbye Pork Pie é um road movie que cruza a Nova Zelândia por inteiro, indo de Kaitaia (no The Far North) até o extremo sul da Ilha Sul, em Invercargill. Ele conta a história de um rapaz que rouba um carro e dá carona para um homem e uma mulher.

Nessa viagem acontecem muitas coisas loucas enquanto eles são perseguidos pela polícia.

Por que assistir: Listado como um dos filmes gravados na Nova Zelândia ótimos para ver o país por inteiro, com direito a belas paisagens, ferrovias e autoestradas.

5. Boy (2010)

Ambientado nos anos 1980, o filme conta a história de Boy, um menino maori, que vive em uma fazenda com sua avó, uma cabra e seu irmão mais novo em Waihau Bay, costa leste da Ilha Norte.  Além de ser fanático por Michael Jackson, o menino sonha que seu pai é um grande herói repleto de qualidades, mas, na verdade, ele está há anos numa prisão.

Ao receber a visita do pai, ele descobre outro mundo que não se encaixa naquele em que vive. Boy terá que lidar com a verdadeira face do pai.

Por que assistir: O filme mostra como é a vida numa sociedade rural neozelandesa, onde as crianças maoris são criadas de forma bem diferente das que são descendentes de europeus.

6. Encantadora de Baleias (2002)

A menina maori Paikea pertence a uma tribo que acredita descender de um ancestral que possui o mesmo nome que ela. Segundo a lenda, esse ancestral chegou à Nova Zelândia em cima de uma baleia.

Apesar de ser amada por todos, o avô de Pai, que é o atual chefe da tribo, não quer ela seja sua sucessora pelo fato dela ser mulher. Com isso, ele inicia um treinamento com os meninos, enquanto Pai, sozinha, inicia o seu secretamente.

Por que assistir: Está na lista de filmes gravados na Nova Zelândia super aclamados pela crítica e recebeu várias indicações à prêmios pela atuação da atriz Keisha Castle-Hughes, que interpreta Pai. Além disso, ele mergulha fundo na cultura maori e mostra o machismo existente na sociedade.

7. My wedding and other secrets (2011)

O filme conta a história de Emily Chu, filha de pais chineses tradicionais, que se apaixona por James, um neozelandês descendente de europeus. O sonho dos pais de Emily é que ela se case com um chinês, que nem manda a tradição, e eles nem fazem ideia do relacionamento da filha com James.

Emily, então, precisa provar que James é uma escolha correta para ser seu marido. Tudo isso ocorre tendo a cidade de Auckland como pano de fundo.

Por que assistir: My Wedding and Other Secrets mostra o contraste da vida de imigrantes e neozelandeses. Muitos imigrantes continuam com seus costumes e muitas vezes se isolam em suas comunidades para não quebrarem as tradições familiares.

8. Loucos por nada (2007)

O filme conta a história de Lily, uma caixa de uma rede de fast-food, que um belo dia ganha de Jarrod, um convite para uma festa conhecida como “venha vestido de seu animal preferido”. Ela vai vestida de tubarão e ele de águia, e lá descobrem várias coisas em comum.

Assim, eles iniciam uma aventura romântica e vão até a cidade natal de Jarrod para que ele possa se vingar de um garoto que praticava bullying contra ele na escola. Tudo acompanhado de hambúrgueres, videogames e muitas esquisitices que os nerds adoram.

Por que assistir: É um dos filmes gravados na Nova Zelândia que retratam a história da sociedade contemporânea da Nova Zelândia. Vários jovens vão para cidades grandes em busca de empregos, mas ainda mantém suas raízes onde foram criados.

9. Ovelha Negra (2006)

Um experimento científico em uma fazenda sai do controle e acaba gerando ovelhas mutantes que saem matando tudo e todos, essa é a história de Ovelha Negra. Além disso, um dos humanos é mordido por uma dessas ovelhas e acaba criando uma raça de zumbis sedentos por sangue

Resta a um dos herdeiros da fazenda junto com seu amigo e uma ativista tentarem reverter toda a confusão gerada pelo experimento.

Por que assistir: Mais de 40 milhões de ovelhas são criadas na Nova Zelândia, sendo o maior rebanho delas no mundo. Simplesmente, há 10 ovelhas para cada humano no país. Esse filme reúne o melhor do terror e do trash, fazendo um sátira de como seria se todas as ovelhas decidissem se voltar contra os humanos.

10. O que fazemos nas sombras (2014)

Essa comédia conta história de 3 vampiros vivendo nos tempos atuais em Wellington. O formato do filme é o de um falso documentário (mockumentary), mostrando a vida cotidiana desses vampiros.

Além de evitar que luz solar entre em casa e ter cuidado para não estragar os móveis com o sangue das vítimas, o trio ainda enfrenta problemas difíceis como pagar as contas, conseguir entrar nas baladas e superar conflitos de relacionamento.

Por que assistir: O filme foi super aclamado pela crítica, pois mescla mitos, recorrências cinematográficas e figuras vampiros que surgiram em diversas décadas. O Que Fazemos na Sombra é um filme super criativo sobre o mundo dos seres da noite vivendo em uma lugar nada óbvio: a Nova Zelândia.

Porque os filmes Gravados na Nova Zelândia são tão diferentes?

A Nova Zelândia se estabeleceu como um dos principais destinos cinematográficos do mundo, cativando a imaginação de cineastas e espectadores com suas paisagens deslumbrantes.

De majestosas montanhas a praias intocadas, de florestas exuberantes a planícies vastas, este país tem tudo para oferecer aos filmes que desejam criar um ambiente visualmente impressionante. Ao explorar os filmes gravados na Nova Zelândia, você terá um vislumbre do quão mágica e diversificada essa nação realmente é.

Se você ficou inspirado(a) e gostaria de mergulhar de cabeça em uma experiência de intercâmbio na Nova Zelândia, nossos especialistas em intercâmbio estão prontos para ajudar você a planejar o programa dos seus sonhos.

Não perca a oportunidade de vivenciar a cultura kiwi, aprimorar suas habilidades no idioma inglês e explorar as locações de filmes que encantaram milhões ao redor do mundo. Entre em contato conosco hoje mesmo e comece sua jornada rumo a uma aventura inesquecível!

Curta os filmes gravados na Nova Zelândia enquanto estuda no exterior

Quer descobrir mais sobre programas de intercâmbio na Nova Zelândia? Fale com nossos especialistas em intercâmbio agora mesmo! Clique aqui para obter uma consulta gratuita e começar a planejar sua experiência única na terra das telonas.

Quer receber um orçamento gratuito para fazer intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas!

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório