Expressões típicas da Nova Zelândia - Egali Intercâmbio
Tudo sobre intercâmbio

Expressões típicas da Nova Zelândia

Atualizado em 12 de maio de 2023

A Nova Zelândia é um país fascinante, repleto de paisagens deslumbrantes e uma cultura única e diversa. Parte dessa cultura inclui expressões típicas da Nova Zelândia e palavras únicas que são usadas no dia a dia pelos neozelandeses. Neste blog, vamos explorar algumas das expressões típicas da Nova Zelândia, que refletem o povo misterioso e alegre Kiwi.

Desde as saudações Maori até as palavras que descrevem a arquitetura local, as expressões típicas da Nova Zelândia são uma parte fascinante da cultura deste país incrível. Então, vamos mergulhar nas expressões que fazem da Nova Zelândia um lugar tão interessante e cheio de personalidade!

Converse com um de nossos consultores!

Photo by Windows on Unsplash

As melhores expressões típicas da Nova Zelândia

As expressões típicas da Nova Zelândia refletem a cultura diversa e descontraída do país. Uma das expressões mais comuns é “Kia ora“, que é uma saudação Maori que significa “olá” ou “obrigado”. A cultura Maori é uma parte importante da identidade neozelandesa e muitas palavras e expressões Maori são usadas no dia a dia.

Outra expressão interessante é “jandals“, que é o termo neozelandês para chinelos. A palavra é uma combinação de “Japanese sandals“, e é um exemplo de como a língua inglesa é adaptada e modificada em diferentes países. Essas expressões são apenas algumas das muitas que fazem parte da rica cultura linguística da Nova Zelândia.

Conheça mais expressões típicas da Nova Zelândia a seguir:

Flatmate/Flatting

Um flatmate nada mais é que uma pessoa que divide a mesma casa/apartamento. Eles também utilizam muito a expressão “flatting”, que significa que uma pessoa está dividindo uma moradia com outras pessoas. Por exemplo: “I was flatting with two boys and one girl” – “Eu estava dividindo uma moradia com dois meninos e uma menina”.

Sweet as

Gíria equivalente a “show de bola” em português. Exemplo: “Hey man, how about we go away this weekend for a surf? Sweet as, I’m in!”

É uma expressão casual e descontraída, que reflete a atitude relaxada e amigável dos neozelandeses.

Sweet as Bro

Essa também é uma gíria típica neozelandesa. É geralmente uma resposta informal que significa excelente, ótimo. “How was your trip?” “Sweet as bro”. Em tradução seria: “Como foi sua viagem? “Foi ótima!”.

Apesar de bem informal, principalmente pelo “bro”, os Kiwis utilizam bastante apenas a expressão “sweet” em conversas formais, com um significado similar.

Aotearoa

Como os maoris chamam a Nova Zelândia. Tradução: terra da nuvem branca e longa. Aotearoa é um termo Maori que significa “terra da longa nuvem branca” e é usado para se referir à Nova Zelândia. É um termo que reflete a importância da cultura Maori no país, bem como a conexão profunda que os neozelandeses têm com a natureza e o meio ambiente.

Aotearoa é uma nação insular no sudoeste do Pacífico Sul, conhecida por suas paisagens deslumbrantes, vida selvagem única e cultura diversa. É um destino popular para turistas de todo o mundo e é considerado um dos países mais pacíficos e seguros do mundo.

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

expressôes típicas da nova zelândia
Foto de Meg Jerrard na Unsplash

Chur Bro (cheers brow)

Mais uma gíria informal e tem significado parecido com o “sweet”, mas em um tom de agradecimento. Por exemplo: em um bar, quando o garçom serve sua mesa, você pode agradecer com “Chur bro”, que significa algo como “obrigado, amigo” de forma mais informal.

Dairy/Superette

O uso da expressão dairy geralmente é relativo a “Dairy Products” que significa produtos derivados do leite. Esse significado também é praticado na Nova Zelândia. Mas uma “Dairy” aqui na verdade é muito conhecida por ser aquela lojinha de esquina que, historicamente vendia leite, queijo, etc., mas hoje se tornou uma loja de conveniência.

Você vai encontrar “Dairy shops” por todos os cantos do país e elas são um verdadeiro quebra galho para aquele dia que você precisa de algo urgente e não quer ir até um supermercado.

Algumas delas tem o nome de “Superette” que também é uma palavra típica do inglês da Nova Zelândia para lojas de conveniência ou pequenos mercados.

Eftpos

Eftpos nada mais é que o sistema de pagamento eletrônico (máquina de cartão) no ponto de venda. Esse sistema foi criado nos Estados Unidos e é popular em todo o mundo, até no Brasil.

Cheque

Se você dizer a um atendente aqui na Nova Zelândia que gostaria de pagar com “debit card”, ele não vai entender. Isso por que a expressão correta é “cheque”, equivalente a nossa conta corrente no Brasil.

Assim, quando for realizar um pagamento por EFTPOS, a maquininha de cartão geralmente irá te mostrar 3 opções: CHEQUE, SAVINGS ou CREDIT.

Cheque vai debitar direto da sua Cheque Account, Savings vai debitar da sua Savings account (equivalente a conta poupança) e Credit vai para a sua fatura de cartão de crédito, caso você tenha.

Choice Bro!

Significa legal, gíria da galera, mais comum entre os maoris. Exemplo: “I bro check out my new ride, what do you think? Choice Bro, cool car”.

Yeah Nah

Significa NÃO. A expressão popularizou-se na Nova Zelândia recentemente com uma propaganda de consciência no trânsito que dizia “Hey man, want another beer? Yeah, nah…”

Fush n Chups

Pronúncia neozelandês para Fish and Chips.

expressões típicas da nova zelândia
Foto de Andy Wang na Unsplash

Hey Cuzzy

“Fala Primo”, como os maoris se referem a galera.

Giiday Mate

Pronúncia neozelandesa para Good Day Mate!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Bond

O Bond é um déposito de segurança a ser realizado pela pessoa alugando um imóvel, e será reembolsado após o término do contrato. Você verá em anuncios de imoveis algo como “3 weeks rent bond” o que significa que o valor do bond será equivalente a 3 semanas de aluguel.

Bach

Uma bach é a casa de férias do neozelandês, geralmente perto da praia ou um lago. Ter uma Bach em algum lugar legal pode ser considerado um sonho de uma típica família neozelandesa.

Mate

Não necessariamente é uma expressão neozelandesa, já que em outros países tem o mesmo significado, mas é muito utilizada aqui. Mate, em tradução livre companheiro ou amigo é utilizada em conversas tanto de amigos quanto desconhecidos. Ex: “Hey mate, how are you?

expressões típicas da Nova Zelândia
Foto de Melissa Askew na Unsplash

Como usar as expressões típicas da Nova Zelândia no exterior?

As expressões típicas da Nova Zelândia são uma parte fascinante da cultura do país. Com suas paisagens deslumbrantes e povo acolhedor, é fácil se apaixonar pela Nova Zelândia e tudo o que ela tem a oferecer. Se você está pensando em vivenciar essa cultura única em primeira mão, comece a planejar seu intercâmbio na Nova Zelândia com a Egali. Nossos especialistas estão à disposição para ajudá-lo a planejar uma experiência incrível de estudo e imersão cultural na Nova Zelândia. Entre em contato conosco e comece a sua jornada de descoberta neste país incrível!

E você, conhece alguma gíria bem popular na NZ que não está nesta lista? Comente abaixo 🙂

Fale com um de nossos consultores!

Você ficou com alguma dúvida?

Fale sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui e esclareça as informações que você tem a respeito de nossos serviços. Conheça nosso serviço e os nossos programas de viagem e intercâmbio para o exterior!

Clique aqui para falar com um especialista em intercâmbio

Conheça mais em nosso blog:

  • Luiz Santana
    Por Luiz Santana Luiz possui 4 anos de experiência escrevendo blogs e criando conteúdo para a internet. Já viajou para mais de 4 países diferentes e é especialista em intercâmbio. Apaixonado pela escrita e por passar toda a experiência de ser um intercambista nas mais famosas cidades do mundo.


Precisa de Ajuda? Fale Conosco
Entre em contato com nossa equipe de especialistas para começar a planejar seu intercâmbio.

Preencha os campos abaixo com seus dados para que possamos retornar, caso caia a conexão.

Campo obrigatório
Entre com um email válido
Campo obrigatório